CRONICANDO

CRONICANDO

O poeta/jornalista que pode ser também jornalista/poeta está sempre antenado captando leituras dos fatos sociais! Nesse garimpo, são extraídas pedras preciosas, e muitos entulhos semelhantes àquele processo para encontrar ouro.

Bateias são sacudidas na busca das pepitas no meio da água barrenta. Assim é a garimpagem é diária, e da água barrenta, o poeta extrai sua inspiração. Das notícias ruins tira seus comentários peneirando-os na busca de alguma pepita.

Cronicar para o poeta/jornalista é viver antenado. Suas antenas captam as tendências de opinião pública filtrando com critérios literatos e jornalísticos, depurando em poemas e crônicas, suas concepções.

Versando, poetando, o poeta/jornalista vai se conectando às realidades. Vai pondo os pingos nos iis... A boa notícia convive com a má notícia! Percebo, que, essa manobra é exaustivamente explorada pela “mídia” (que palavrinha depreciada!) sem nenhuma parcimônia e de cujas maledicências e outras maldades hostilizam desde o Presidente até o mais humilde trabalhador honesto.

É na “crônica” que se pode sentir a verdadeira cepa que enraíza na força literata do poeta, sua leitura jornalística e desnudar paixões de um teatro manipulado feito “fantoches”. A crônica quase sempre, se esconde sob tênue fumaça duma espessa neblina, que desponta no amanhecer do conhecimento e saber.

As cortinas desse teatro de uma “Ópera Bufa” é descerrada na “crônica”. Ela mostra algo oculto, escondido em segredo... Trás à tona da realidade por linhas metafóricas... Na liberdade vocabular, a crônica satiriza no texto aquilo que se quer denunciar, execrar, julgar, conceituar, explicar, contar... (ufa, quanto ar!)... Realmente a crônica tira da mentira e da ignorância o seu ar!

Na verdade, o poeta/jornalista vive vivendo o amor, amando, e “cronicando” e fustigando falsos valores... Débeis mentiras e alienações... Trás à memória sua história... Dá os contornos de que somos protagonistas da nossa vida!

Jose Alfredo – poeta/jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 30/05/2021
Código do texto: T7267865
Classificação de conteúdo: seguro