Paixão Brasileira

Nem só por carro, futebol e cerveja o brasileiro é apaixonado.

Existe uma quarta paixão de todo brasileiro: fazer barulho!

Não importa o dia, nem a hora, fazer barulho é algo que todo bom brasileiro que se preze faz com maestria, vide as festas de fim de ano ou nas férias escolares, época em que você de maneira inocente pensa:

- Vou descansar e dormir até mais tarde. Doce ilusão! porque logo cedo é o cachorro do vizinho (melhor despertador que existe) late sem parar, seu familiar que fala alto demais (entende-se grita), o vizinho do andar de cima que liga o som alto, a mulher do prédio alto brigando com o marido porque ele não foi comprar o pão na padaria, sem contar os carros que passam vendendo ovo, laranja, sorvetes, churros, produtos de limpeza com aquela aquela linda e maravilhosa voz feita na gravação.

Ai meu sono! Férias para que te quero? Por que o brasileiro faz tanto barulho?

Deve ser por esporte ou hobby, só pode, mas é paixão nacional que envolve a todos de norte a sul, de leste a oeste, não importando a cor, sexo ou classe social.

Suspeito eu, que o amor ao barulho é o mesmo que ele sente pelo futebol.

Deveria ser ensinado nas escolas, a arte de não incomodar os vizinhos no final de ano e principalmente nas férias.

Quer deixar o brasileiro maluco?

Mande-o para um lugar silencioso, que em questões de segundos, ele entrará em parafuso. Não por acaso, a maioria detesta entrar numa biblioteca.

O silêncio é algo que incomoda demais o brasileiro, chegando a corroê-lo por dentro. Mas, sobre esse assunto, prefiro deixar para uma próxima crônica.

De resto, não há mais nada a fazer, pois já estou acordado mesmo, o jeito agora é fazer hora para depois encher a pança e aí tirar aquela hora do soninho, por que aí terá menos barulho, ops, quero dizer, menos brasileiros fazendo barulho que me faça acordar.

(Janeiro de 2020)