Começa o Campeonato Brasileiro de Futebol

Eu gosto de escrever sobre futebol, primeiro por ser um assunto do qual se pode escrever neste espaço, segundo por ter muitas lembranças sobre o futebol, desde antes da Copa de 1970, terceiro por meu pai sempre contar coisas de outras épocas sobre o futebol do Brasil e do Mundo.

Eu era um menino que não via futebol na TV. Preferia jogar bola com meus colegas da rua onde morava a ficar vendo futebol na TV (quando passava, claro, nas tardes de domingo). Assistia muito a TV Excelsior, o Canal 9 de São Paulo, a TV Record, Canal 7, a TV Tupy, Canal 4. Depois meu pai colocou uma outra antena e começamos a pegar a TV Bandeirantes, Canal 13, a TV Globo, Canal 12, e a TV Cultura de São Paulo, Canal 2.

Isso na cidade de Campinas, de 1968 em diante. Os aparelhos de televisão na época transmitiam em preto e branco, as sintonias aconteciam pelos sistemas VHF (very high frequency) e UHF (ultra high frequency).

Uma opinião pessoal sobre os programas na TV daquela época é que eram muito melhores. A TV brasileira nunca teve tantos atores de qualidade como na época. A música também tinha sua vez. Grandes compositores, cantores novos aparecendo como Elis Regina, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Maria Bethânia e outros já encerrando carreira como Sílvio Caldas, Gilberto Alves, Carlos Galhardo, e o maior de todos, na minha opinião, Orlando Silva.

No futebol, tema desta crônica, as grandes equipes continuavam sendo o Santos F.C. do incomparável Pelé, tricampeão Paulista de 1967-68-69. Época de muita disputa no campeonato paulista com a S.E. Palmeiras. O São Paulo havia vencido o campeonato pela última vez em 1957. Quebrando a alternância de Palmeiras e Santos a partir de 1955. O Corinthians havia conquistado seu último campeonato paulista em 1954, ano do 4º Centenário da cidade de São Paulo. Muitos também chamavam o Corinthians de campeão do centenário, isto por ele ter vencido o campeonato paulista de 1922, ano do Centenário da independência do Brasil.

No ano que vem teremos o bicentenário de nossa independência. Completando essas datas históricas associadas ao futebol, em 1972, o Brasil sediou uma competição internacional: A Taça Independência de Futebol, marcando os 150 anos (o sesquicentenário) de nossa independência. A Seleção Brasileira venceu a Portuguesa por 1x0 na final, gol de Jairzinho. O grande jogador Eusébio ainda jogava na Seleção Portuguesa.

Especificamente falando de um “campeonato brasileiro de futebol”, até 1966 tínhamos a Taça Brasil, espécie de Copa do Brasil, só com os campeões estaduais, O E.C. Bahia foi o 1º campeão da Taça Brasil, batendo o Santos de Pelé nas finais.

Também existia o torneio Roberto Gomes Pedrosa, mais conhecido como Torneio Rio-São Paulo, contando com 5 equipes de São Paulo e 5 do Rio de Janeiro.

A partir de 1967 estendeu-se o torneio Roberto Gomes Pedrosa para incluir equipes do Rio Grande do Sul (Grêmio FPA e SC Internacional, de Porto Alegre), de Minas Gerais (Cruzeiro E.C. e C. Atlético Mineiro, de Belo Horizonte), 1 equipe do Paraná (Ferroviário A. C. de Curitiba). Com essa extensão o torneio recebeu o nome de Taça de Prata, popularmente ficou conhecido como “Robertão”, por ser um aumento de 10 para 15 clubes, do torneio Roberto Gomes Pedrosa. 14 jogos para cada equipe, divididos em 2 chaves. Após 14 Jogos, o Corinthians ficou em primeiro, o Internacional em 2º na chave A; o Palmeiras em 1º e o Grêmio em 2º na chave B. Os dois primeiros de cada chave fizeram um quadrangular final em mais 6 partidas para cada equipe. Nessa primeira edição, O Palmeiras foi o campeão, o Internacional o 2º, o Corinthians o 3º, e o Grêmio o 4º colocados.

O Robertão foi o Campeonato Brasileiro de futebol de 1967 até 1970. O seu campeão disputava a taça Libertadores da América. Em 1968 o Palmeiras disputou a Libertadores. Teria a companhia do campeão da Taça Brasil de 1967, porém, como o próprio Palmeiras venceu a Taça Brasil de 1967, derrotando o Náutico, de Pernambuco na final, no Maracanã, por 2x0, o Náutico disputou a libertadores de 1968, junto com o Palmeiras.

Hoje, 29 de maio começa outra edição do campeonato Brasileiro de Futebol. Vivemos numa época complicada pela pandemia. Entretanto, eventos antecipadamente negociados com empresas de comunicação e com sites de apostas exigem a realização desse campeonato da série A, da série B, da série C, série D....

Acredito que viagens desnecessárias e inoportunas pelo fato de estarmos tendo um aumento descontrolado na ocupação dos hospitais, devido às aglomerações, além da falta de vacinas no país, deveriam ser justificativas mais do que suficientes para suspender esses campeonatos de futebol. Como já foi dito, “existem razões que a própria razão desconhece”. Se mesmo os Jogos Olímpicos, postergados para 2021 não contam com cerca de 20% da anuência do povo japonês, e devem ser realizados pelas razões expostas anteriormente sobre o campeonato Brasileiro de futebol, a bola começará a rolar neste sábado como se nada estivesse acontecendo.

Finalmente, só nos resta torcer para que cheguem vacinas para o povo brasileiro, o mais rápido possível. Esse é o verdadeiro campeonato que todos estamos disputando.

Luciano Fernando
Enviado por Luciano Fernando em 29/05/2021
Código do texto: T7267010
Classificação de conteúdo: seguro