Moisés, do Lixo ao Luxo

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

O nome "Moisés" significa "filho" ou, "tirado das águas".

O Moisés de Manaus fora tirado do lixo (literalmente), pelo diretor do projeto "Pai Resgatando Vidas".

Pobre homem, desde menino vivia na dependência química. -- Revelou isso e outras mazelas, ao Pai Marcos no Restaurante "Picanha Mania", no dia das princesas (Paula e filha).

... "O meu pai bebia muito, morreu de cirrose e a mãe de infarto. -- Eu já vivia nas ruas desde os oito (8) anos. A cheirar cola, tíner (solvente de tintas), loló, verniz. Ao chegar em casa apanhava e, revoltado, voltava novamente às ruas. Comecei a usar maconha… "  -- Moisés

Meu irmão, tu acreditava de um dia sair das ruas? -- Marcos Bastos.

"Eu pedia a Deus todas as madrugadas; mesmo bêbado. Eu com uma senhora, ajoelhava e chorava..."

Naquele dia à noite, o Pai Marcos, ofertou, distribuiu vestimentas, calçados, água...

Amenizou a fome, a cede de muitos necessitados de assistência, pelas ruas do sofrer...

Ouvia as breves histórias de alguns, pelas praças. -- Em relatos comoventes...

Recorreu-lhe um rapaz dependente químico que queria ajuda; uma senhora com idade avançada e com incômodos sérios, de saúde, a dormir num banco de concreto ao relento. -- Ao ser posta para fora de casa por um filho.

Uma mãe que deixou à casa para acompanhar uma filha pelas ruas (usuária de drogas) para não vê-la longe de si, em maus tratos e sofrer...

A própria dependente (Perla), a querer ajuda, para sair do seu mundo obscuro de sofrimento e dor...

O Pai sente o momento certo de resgatar alguém e, aquém fazer isso. Numa dúvida, às vezes, faz um paredão pela 'live' e os internautas votam sim ou não (ao acolhimento). -- Caso seja dois (2) no páreo, após a votação, a decisão é tomada (de levar ao tratamento ou não).

Retornavam da distribuição da sopa numa noite qualquer de maio, de (2021), sem nenhum resgate e com poucas perspectivas a isso...

Por uma providência divina se deparam com o Moisés, numa esquina duma rua, cercado de sacolas de lixo por todos os lados...

O Pai Marcos Bastos não pensou duas vezes: parou a caminhonete e o deram um copo de sopa, mas não conseguia beber direito.

Naquele instante o coração do Pai doeu muito, com a deprimente situação do Moisés. -- Nem quis saber se havia vaga na sua casa ou não, com a porta da esperança aberta, pediu ajuda aos voluntários e o removeram daquele lugar.

Na noite de gala, no aniversário de 15 anos da filha da Paula, o Moisés fora um dos convidados de honra, ao jantar especial (nunca havia entrado num restaurante chique daqueles).

O Pai tocou no assunto do seu resgate...

"Você estava na lixeira jogado. O peguei e levei para casa. Lhe dei um banho, roupas novas... Emocionado, chorava muito. Às 6h da manhã saiu, foi embora... Noutro dia fui entregar sopa, água e estava lá. -- Deus estava a lhe preparar".

Então, Moisés fora resgatado novamente pelo Pai e se recupera gradualmente. Diz que já estar a trabalhar. Sempre a segurar nas mãos de Deus e lhe pede a segurar nas suas.

GRATIDÃO AO PAI MARCOS

"Deus  vai abençoar muito o senhor! Não  tenho palavras para agradecer. O modo que você está acolhendo às pessoas, é  como Jesus."

Pelo desejo de DEUS no propósito do Pai Marcos (neste projeto), de tirar o dependente químico do LIXO e o devolver à sua família, à  vida, num verdadeiro LUXO, à sociedade, vai longe.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(27:05:21)