Vidas Em Conflitos

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Sábado passado tive a  alegria de comparecer a um evento literário da Academia de Letras do Brasil Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH), realizado no espaço cultural na Praça Rui Barbosa número 104, região central da capital.

Teve o acadêmico, o escritor, novelista e editor Sílvio Cerceau, da Editora Literato, como anfitrião.

Vários escritores fizeram o lançamento das suas obras literárias naquela ocasião: o professor Edmar Alves -- “Filosofias D’Outono”; Sandra Alves -- “Amor de Beija-flor” e Vladimir R. Silva -- “Vidas Em Conflitos”. -- Acabei de ler este último.

Sabe aquela leitura que não se tem vontade de parar, sem antes chegar ao final? Assim é a obra.

Qual foi a minha surpresa ao ler o livro?! Descobri que, desde a década de 1980, não vivi muito longe (literalmente) de alguns dos personagens da trama; que, a nossa história de vida, em dados momentos, se mostra similar em vários aspectos.

Segundo o autor, Dime, mudou-se com seus pais para Iaciara (GO); eu mudei-me com a minha família para Campos Belos (GO), região próxima.

A roda se pôr a girar...

De Goiás fora para Belo Horizonte, eu não demorei a fazer o mesmo;

Tentou a carreira militar no Primeiro Batalhão da Polícia Militar e não fora possível uma efetivação;

Eu, após ser aprovado em todos os exames do Batalhão CSM /INT, fiquei como excedente. Tentei ingressar na corporação que Dime tentou, no 1° Batalhão, no (Santa Efigênia), perdi a paciência, deixei o Departamento Pessoal do quartel, mudei o foco.

Sampaio, o pai de Dime, trabalhou numa empresa de transporte de valores a “Transeguro”, como guarda patrimonial.

Ingressei nessa empresa na década de 1990  e fui seu colega de trabalho.

A mãe do Dime, Elisa, com a minha, à dona Isabel, converteram-se ao cristianismo e congregam na Igreja (Assembléia de Deus). Eu e Dime fomos batizados nessa mesma agremiação religiosa e professamos, portanto, à mesma fé Cristã.

Dime gosta de pintar e tem um irmão que também tem esse gosto; meu irmão caçula o Heli, é artista plástico, e eu tenho várias telas pintadas em “óleo sobre tela” da minha autoria.

Dime perdeu anos de estudos, mas, concluiu o seu curso superior; eu depois de muito tempo fora da sala de aula retornei e conclui a minha Graduação Acadêmica.

Dime mudou-se para Ribeirão das Neves e eu também. Virou escritor, poeta, literato...

Já publicou duas obras literárias: “Menino Descalço” e o “Vida de Conflitos”, que tive o prazer de ler todas elas.

Como aprendiz de escritor produzi alguns textos poéticos, contos, crônicas...

Publiquei em 'blogs', jornais e coletâneas.

Tenho material para dois livros, há ser publicados.

No dia que Dime foi empossado na Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA), como acadêmico no seguimento literário, eu estava com ele também, e fomos empossados como tal, na mesma academia.

Ainda somos confrades, acadêmicos da entidade citada na cabeça desta coluna, empossados no mesmo dia, na cidade de Matosinhos (MG).

Enfim, eu e esses personagens, temos algo em comum...

Porque, "Vidas Em Conflitos" existem para serem vividas.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(16:08:16)