Agradecimento


Sentir-se grato. Essa talvez seja a energia mais valiosa que existe. Uma energia que não estagna, mas que corre mundo, que alcança tanto a pessoa grata, quanto o autor do merecimento. Agradecer é um ato sublime! Outro dia, uma pessoa agradeceu-me por algo que empenhei fazer. Havia tanta alegria e respeito no seu agradecimento! Então eu pensei: o que fiz por você é apenas o que o universo mandou-me fazer. Porque já tive, antes disso, muitos favores amorosos e gratuitos em minha vida. É apenas a energia circulando. Meu coração ardeu de gratidão, primeiro ao autor da vida. Depois, às pessoas que fizeram-me bem, principalmente quando era maior a minha aflição. Àquelas que acreditaram em mim e estenderam-me a mão. Àquelas que me deram uma chance, uma oportunidade de crescer. Lembrei-me, inclusive, do velório do pai de uma amiga. Nos momentos finais do velório, quando a comoção era maior, essa amiga, ao meu lado, com certeza dilacerada pela dor, repetia baixinho: "gratidão... gratidão... gratidão..." Que riqueza participar daquele momento! A filha dizia ao pai tudo que lhe ia na alma, mesmo despedaçada pelo pesar da despedida. Uma nobreza de sentimento! Essa energia certamente envolveu a todos nós, inclusive ao pai, em espírito.
Foi emocionante!
E é isso! Gratidão é, antes de tudo, emoção. O que marca nossas vidas é a emoção, como o ferro embrasado marca o gado.

(Escrita em 23/05/2020)