MEU PRIMEIRO FUSCA

Fui operário e depois escriturário na fábrica da Volksvagen do Brasil (em São Bernardo do Campo), entre 1967 e 1972. Somente os operários especializados (Ferramenteiros, Afiadores de Ferramentas, Torneiros Mecânicos), encarregados de Seção e gerentes conseguiam comprar um Volks 0 KM, pois a prioridade era comprar um lote e construir a sonhada casa própria. Assim cresceu rapidamente a região do Grande ABC paulista. Após março de 1964 a criação do BNH possibilitou o acesso à casa própria aos operários e comerciários em geral, através dos milhares de empreendimentos imobiliários incentivados. Ainda assim, eu só consegui comprar meu primeiro Fusca em 1972, quando fui injustamente dispensado da empresa Volksvagen do Brasil, logo depois que passei no vestibular entre os 20 primeiros colocados e entrei na Faculdade (curso Ciências Sociais, na Fundação Santo André). Até hoje não sei o motivo da dispensa. Somente conjecturas. Mas me fizeram um favor: segundo o dito popular, "pobre só evolui quando toma um pé-na-bunda"!!! Iniciei nova atividade (vendedor) e usei o Fundo de Garantia para dar entrada no almejado Fusca (um 1967 bem malhado), "conditio sine qua non" para ser admitido no novo emprego (Sandrecar - concessionária Ford de Santo André). Em poucos meses meus ganhos eram 4 vezes maiores. E assim foi... A cada novo emprego, melhores salários. E em 1974, eu vendi meu precioso Corcel modelo 1969 para dar entrada na compra da minha primeira Casa Própria, com financiamento do BNH. E nos anos seguintes sempre evoluindo, como a maioria dos trabalhadores brasileiros, logo consegui comprar (financiado) um belíssimo Corcel 1972, depois um Corcel LDO 1976, em seguida a opção foi o Ford Corcel Belina, já havia filhos e bagagens. E depois muitos outros carros nacionais e outros imóveis. Sempre vendendo o anterior para poder comprar o próximo.

(Juares Sasso Jardim - o Sacy Pererê do Grande ABC - WebRepórter ABCD Rádio Livre. Cronista, historiador, percussionista)

A reprodução total ou parcial é permitida, desde que citando o autor.

(The partial or complete reproduction of this text is permitted, provided the source is cited. Juares de Marcos Jardim)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 22/05/2021
Código do texto: T7261258
Classificação de conteúdo: seguro