Nordeste e a nostalgia do São João

Oh, Nordeste!

Bendito seja vós entre as regiões do nosso Brasil.

No nordeste o mês de junho é mais esperado que o do Carnaval.

Como diz meu conterrâneo Alceu Valença:

Tu vens, tu vens eu já escuto o teu sinal...

Por que é São João, minha gente!

É o mês mais arretado do ano, é pé de serra, é forró, é fogueira, é uma das comidas mais gostosas da estação e tem que ser de milho, viu!

Pois não é só cuscuz que nos representa, tem a canjica, mungunzá, e a pamonha e quando digo canjica falo de uma papa de milho durinha feito pudim com a velha canela em cima, e se a comida é nossa, respeita o nome dela!

Oxente! O Mês junino é bom demais!

Nos nossos estados tudo tem festa, é as palhoças, quadrilhas e as barracas do beijo... Eita, que tem gente que se aproveita!

Tem até a disputa do maior São João do mundo, entre Caruaru-PE e Campina Grande-PB, mas deixa eu te contar que os dois são PAAU!

E as roupas, tu sabe que tem que ser a chita, o xadrez, as trancinhas, as pintinhas no rosto, e o bigodinho nos meninos, todo mundo caracterizado de matuto e vamos lá passar a noite, forrozando, comendo e soltando fogos, mas cuidado com os animais, viu!

Eita, que bateu até uma saudade agora, o corona vai timbora que a gente quer fazer uma festança para comemorar logo uns três São João. Mas não tem nada, logo a gente se reúne e não tem para ninguém, pois eita povo animado, visse!

As máscaras cobrem logo os nossos sorrisos, mas não mata a nossa fé, somos resistentes. O orgulho de ser a cultura mais enxerida desse país e somos educados, viu!

Tu nem vem com esse minguê que o nordeste é isso ou aquilo, porque nós sabemos bem o que somos, pois bem não foi no nordeste que o Bolsonaro ganhou! Gostasse? É que de inteligência o nosso povo entende, ocupamos os melhores lugares na educação do Brasil, o nosso ato de resistência é ser sabido!

E se tu quer falar de cultura, aí a prosa fica longa, mas sabe Luiz Gonzaga, Alceu, Ivete, Alcione, Caetano e tantos outros, são nordestinos, visse?! Isso porque não te apresentei nosso cordel, a capoeira, o reisado e o famoso artesanato, mas deixa pra outra hora, fica só com o gostinho do nosso São Joãozinho e com a saudade de arrastar o pé a noite todinha.

Aqui no nordeste não tem tempo ruim, é alegria, diversão, forró, brega e muita comida!