O INÍCIO DA ERA PLÁSTICO.

Ainda vivi na época que não existia o plástico, essa invenção veio para nos ajudar muito, por outro lado, veio também para nos prejudicar, com relação ao meio ambiente. O plástico se voce joga no rio, ele não se acaba assim tão fácil, os peixes, assim como as tartarugas podem engolir e se prejudicar, além do meio ambiente, ele é um elemento estranho da natureza e é prejudicial.

Lembro da época do comércio, que compravamos açúcar, feijão, arroz, farinha, vinha em sacos de 50 kilos, daí a gente despejava num depósito de madeira, na venda diária de kg, era pesado na hora colocado em um saco de papel, que era fabricado pelo tio João, o famoso Cauca. Os livros do fiado, também era ele que fabricava, usando papel almoço, pincel e goma. Fabricava maletas e outros objetos, era um pequeno mestre carpinteiro. O pirarucu era vendido de kg no comércio, tinha o pirarucu fresco, o frescal e o sêco, o açúcar, farinha, feijão, arroz, pesados na hora no saco de papel. A cachaça em dose, a manteiga vinha em lata de 20 kg e o freguês trazia o copo pra comprar, não existia ainda a margarina, o querosene chegava em lata de 20 litros ou em tambor de 200 litros e era vendido a retalho no comércio para as nossas lamparinas, não se tinha essa preocupação com conta de água, nem de luz. A nossa bola era de seringa, que pulava que só, joguei, mas não me adaptei com esse tipo de bola. Depois chegaram os sacos, os brinquedos, os utensilios domésticos, as bolas de plásticos,  que se tornaram a febre dos meninos da época.

Tempo bom. Lembro que certa vez pedi ao meu pai e mãe, para vir a Manaus, nas férias com tio João, viemos eu e meu primo Nado no 11 de Maio, pedi uma bola do Tio João, ele comprou duas, uma pra mim e a outra pro Nado, na viagem de volta, vínhamos brincando, quando a bola caiu no meio do Amazonas, foi um chororô danado, nunca esqueço disso.

O plástico trouxe muitos benefícios, porém pesadelos, pois é um material difícil de se deteriorar e prejudica e muito o meio ambiente. 

Usa-se o plástico pra tudo, está difícil de aparecer outra invenção correlata, que não prejudique o meio ambiente, mas enquanto não acontecer, ter a consciência e evitar jogá-lo em qualquer lugar que nos prejudique.

"Eu era feliz e não sabia", esse é ditado antigo que se encaixa muito bem nesse contexto, pois a natureza é a fonte de nossa sobrevivência e precisa ser bem cuidada.

Precisamos ter consciência de que a natureza precisa ser preservada, para que nossos filhos possam usufruir no futuro, dessa dádiva que Deus nos presenteou.

Manaus, 12/11/2019

José Gomes Paes

Escritor e poeta urucaraense