SANTOS FUTEBOL CLUBE - CAMPEÃO INVICTO DE URUCARÁ EM 1963.

Essa foto, meu irmão havia me repassado, hoje, verificando documentos antigos passando o tempo da Pandemia, localizei essa foto, que é nada menos, do Santos, Campeão Urucaraense de 1963. Na época eu tinha 9 anos e lembro que o Santos foi campeão em 1962 também.

Pra quem não sabe, o Santos era comandado pelo  nosso amigo Daia, grande goleiro, que treinava o time todos os dias, no campo do Urucará ou nas peladas do fim de tarde, no campo atrás do Ramalho Junior. Vamos lá, ver se eu consigo definir o nome e posição desses grandes atletas do passdo:

Goleiro: Daia

Zaga: Paulo Libório, Macaxeira, Patauá e Vavá.

Meio de campo: Manduca Barreto e Basílio.

Ataque: Zé Prea, Mucura, Sassá e Zeca Pescador.

Temos tres irmãos primos nesse time bom de bola, que são: O Vavá, o Zé Préa e o Mucura.

Paulo Liborio, bom de bola, veio para Manaus

Macaxeira e Patuá, excelentes zagueiros, se não me engano, eram irmãos, vieram para Manaus

Manduca Barreto, filho do Seu Zeca Barreto, depois veio para Manaus.

Sassá filho da Dona César, veio para Manaus, mora na Redenção

Zeca Pescador, também veio para Manaus, mora no Alvorada.

Na época, o ensino ia até o primário, não tinha trabalho, fonte de renda, então muitas famílias com a chegada da Zona Franca de Manaus e a abertura de muitas vagas de empregos, tiveram que se deslocar para Manaus, afim de estudar e ganhar o seu sustento. Muitos desse time já se encontram na morada eterna, como: Daia e Vavá.

Daia, morava na Rua do Fuxico, com seus pais Dona Dedé e seu Zé Vieira, onde tinha um forno de farinha, lembro como se fosse hoje, viviam da agricultura, pecuária e pescarias, o Zé Cantel que tirava o leite das vacas e distribuía em Urucará. O pão da padaria do seu Cauca e Falabella, era vendido na rua dentro de um paneiro, logo cedo e bem quentinho, pelos vendedores de pão.

Gostaria de fazer uma homenagem ao nosso grande amigo Raimundo Santos, o popular Daia, que era coordenador, treinador, preparador físico, massagista, era tudo do time, inclusive o dono do time, eu que o conheci, irmão do nosso amigo Zé Cantel. Ele que tempos depois, tinha um Bar no beiradão do São Raimundo em Manaus,  a gente atravessa o Rio de Catraia para tomar cerveja bem gelada, com tira-gosto de peixe frito, coisa que nunca esqueci.

Mais uma resenha, fico feliz por reviver esses momentos felizes, do passado do nosso futebol. Mostrar os nossos craques da bola, como Mucura, o grande astro do futebol urucaraense.

Salve os escritores e poetas

Viva a Poesia regional

Que de melhor não se tem igual.

Manaus, 23/07/2020

José Gomes Paes

Poeta e escritor filho de Urucará

A princesinha do Baixo Amazonas

Membro da Abeppa, Alcama e ASSEAM.