O conceito é o que faz possível a realidade

Gilles Deleuze, um filósofo francês, afirma sobre a importância da utilidade do conceito como forma de apreensão e intervenção no mundo. O conceito deve ser entendido como um dispositivo que faz pensar, que permite de novo pensar ou repensar. O conceito é também produto e produtor. Ou seja, é produto de novos pensamentos e produtor de novos conceitos. Ele é, sobretudo, produtor de acontecimentos, na medida em que é o conceito que recorta o acontecimento, que o torna possível a realidade. Poderíamos afirmar que é através dos conceitos que penetramos de forma mais intensa na vida cotidiana. A música é uma boa metáfora para pensarmos o entendimento de conceito do filósofo Deleuze. De acordo com ele, ao lermos um livro devemos lê-lo do mesmo modo como ouvimos música de uma estação de rádio: se gostarmos da música, se ela nos toca de alguma maneira, se ela produz em nós efeito, intensidade e afeto, continuamos ouvindo e ouvindo mais e mais; mas se a música não nos toca, se ela não nos afeta, ou se nos afeta de forma negativa, então, podemos abandonar aquela estação de rádio, desligamos o rádio ou mudamos de estação. É desta maneira, segundo o filósofo Deleuze, que devemos nos relacionar com os conceitos. Uma forma interessante de adentrar no cotidiano da realidade.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 19/05/2021
Código do texto: T7259071
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.