CASTRO ALVES - MUITO ALÉM DE SEU TEMPO !

CASTRO ALVES... MUITO ALÉM DE SEU TEMPO !

"A praça... a praça é do povo

como o céu é o condor" !

CASTRO ALVES (trecho)

Quem só conhece Castro Alves de ouvir falar (e Machado de Assis também), nunca leu 1 linha de nenhum deles, apenas que foram grandes "nas Letras", na Literatura pátria. Desconhece portanto que o jovem Antônio de Castro Alves se foi aos 24 anos tendo sido bem mais do que vate... foi um agitador popular, chefiou Partido, criou a primeira Sociedade Abolicionista do país -- que protegia cativos fugidos e lhes comprava a liberdade -- e enfrentou nas ruas as balas e patas dos cavalos da Polícia dos 1860 e tantos, em Recife e em Salvador adiante.

Se no Colégio BAHIANO aos 12, 13 anos, o jovem "Secéu" (seu apelido em família) já revelava-se poeta, aprendendo Francês para conhecer Victor Hugo, Recife teria adiante seu Sol, a iluminar as noites boêmias do meninote de 16-17 anos e os céus dessa Cidade, com ânsia de liberdade ouviriam seus primeiros cantos.

A Faculdade de Direito tornou-se pequena para o enorme talento do rapazinho e sua Poesia espraiou-se pelas ruas, praças e teatros da opositora Olinda. É dessa época o surgimento do CONDOR no firmamento recifense -- que virou bairro em Belém por causa da citação, com certeza (falam Côndor, aqui) -- que despontou naquela praça em razão da prisão do presidente do Partido do qual Alves participava. Mal as forças da repressão retiraram Antônio Borges da Fonseca do palanque improvisado na praça lotada -- clamando em 1864 contra a Monarquia e já cantando a República -- eis que pula à frente do povo um quase menino, 16 anos e pouco, e lança à posteridade os versos que ecoaram até nós, apontando um "condor" que brasilianos só teriam visto em desenhos.

As praças continuam NÃO SENDO do povo... em 1989 tive que recorrer ao prefeito (?!) de nosso município para praticar numa delas a Capoeira que é do povo porque um Centro dito Comunitário local, representando (?!) esse mesmo povo queria me impedir. Castro Alves, foi um precursor DE TUDO,um dos poucos A VER o sofrimento do Negro, as torturas e infâmias, que a maioria dos poetas e escritores daquela época deixaram de ver, Machado de Assis entre êles.

A libertária Recife, de onde surgiram grandes nomes de nossas Letras como Rui Barbosa e Tobias Barreto, foi o berço onde o Castro Alves combativo e corajoso afiou as armas contra o Poder, a Injustiça e a Crueldade, gritando LIBERDADE em cada verso, nos seus poemas. Fez até peça de teatro, "GONZAGA", sobre Tiradentes e a Inconfidência... era improvisador de talento, desceu ao Rio e São Paulo para ser aclamado como gênio, o maior entre os maiores. Assim como o COVID hoje, a tal tísica, tuberculose, levava só os melhores, os artistas, os que tinham algum talento. E lá se foi Castro Alves... aprendi isso ontem, no belo livro de Jorge Amado, "O ABC DE CASTRO ALVES" (de 1941), da editora Record, PROIBIDO e recolhido pela Ditadura de G. Vargas, o mesmo que "fechava terreiros" nessa época e se apossava dos atabaques, enchendo delegacias com êles. O condor NÃO VOA mais !

A Liberdade, tão sonhada e cantada por Castro Alves, não existe mais... e olha que na Bahia dos 1870 não havia leis regulando o preço do aluguel, do pão nosso de cada dia, da "corrida no carro de praça",hoje táxi, se permitia a venda doas comidas pelas famosas "baianas", não havia IPTU nem IPVA e podia se estacionar um carro em qualquer local, sem ser multado ou rebocado.

Podia-se COPIAR trechos de livros (ou de discos, quando surgiram) sem ferir Lei alguma, por se tratar de divulgação, de "reclame", propaganda gratuita de seu Autor, para orgulho dele e INFORMAÇÃO das pessoas que leriam tal citação. Hoje chegamos ao absurdo de ter que pedir AUTORIZAÇÃO ao escritor (se vivo fôr, senão uma "sessão espírita" talvez resolva) e até para a Editora -- será que algum deles NEGARIA ? -- isso somente para reproduzir 3 ou 4 LINHAS. Alguém se dá a esse trabalho ? Será processado por isso ?! Livros dos anos 70/80 de Editoras falidas, inexistentes agora, que não estão mais nos endereços anotados neles, trazem a "maldição do COPYRIGHT", sem atentar para o fato de que escrevemos para SERMOS LIDOS... dinheiro é o que menos importa !

Se há um terreno onde a Liberdade não existe mais, esse é o DOS LIVROS: pega-se obras com 80% do conteúdo citando passagens da Bíblia e lá está o "carimbo" grotesco... mas o que é do "bispo miliardário" na tal obra, já que até "ghost writer" êle parece ter ?! E pisa nas religiões de matriz africana, de raiz negra, insulta-as, as calúnia e difama, só para seus "fiéis", reprodução PROIBIDA (muito conveniente) aos que pretendam contestá-las. Isso é... Democracia ?!

Castro Alves lutou pela liberdade do Negro, do povo de Recife, de Salvador, do Brasil ! Lutou pela Liberdade da Imprensa, de falar, PROTESTAR "na praça que é do povo" ! Fui me cadastrar no internacional "ZAMANO", portal de vendas de quase tudo, porém principalmente de livros. Quase caí de costas... nas Regras gerais "apossam-se" (com "nossa permissão"... ou nem se entre) da obra inteira, de seus desdobramentos -- caso vire filme, peça, videoclip, quem sabe canção -- e vão além, se você publicou seu livro em qualquer Editora da face da Terra com alguma ligação com ela, "MANOZA". Pior: há "cláusulas" que perduram por 2 ou 3 anos, mesmo o contrato sendo por meses apenas. Hoje não temos LIBERDADE nem para comentar Regras como essas, quanto mais para PROTESTAR contra elas !

Entrei em 2020 numa obra que será publicada por ela e, pelo que entendo do draconiano Regulamento, se alguém se interessar em transformá-lo em filme, meu conto É DELA agora -- nem sequer dos que organizaram o evento que originou a antologia -- e a milionária toda-poderosa é que dirá quanto me caberia em porcentagem, nos avacalhados COPYRIGHTS, direitos autorais. Isso é hipótese, mas é um pesadelo, um absurdo que se tornou REGRA no mundo virtual !

O poderoso YAHOO nos obrigou a todos a aceitar "dividir" o conteúdo de NOSSOS EMAILS com 3 ou 4 afiliadas dele, e falo de empresa do país onde PRIVACIDADE está nos direitos fundamentais de sua Carta Magna ! O condor da Liberdade morreu de fome e frio... no Mundo moderno temos restrições de todo tipo, com tendência a piorar e olha que nem me refiro ao "lockdown". No século 21 a Liberdade está cada vez mais distante e o escritor tupiniquim atual DEVE ESCREVER ERRADO porque assim decidiram as "otoridádis" desse nosso país de malucos. Eu farei meus livros em "EDIÇÃO DO AUTOR", da forma que aprendi nos anos 60, que minhas mestras e mestres me ensinaram com dedicação e carinho ! SORRIA... você está sendo FILMADO !!!

"NATO" AZEVEDO (em 17/maio 2021, 6-11hs)