AS VISTAS DE QUEM ?

AS VISTAS DE QUEM ?

Há cegos que têm tudo longe da vista, mas perto do coração. Há aqueles que perdem de vista o coração. E ainda há aqueles que vendem à vista seu cardiorgão. Ferdinando era deficiente vis(uau), desprovido de interjeições. Vendo-o assim tão inerte, creditavam-lhe a adormecência. Era assim desde o seu princípio: a mesma sonolência diante de uma vida-zoada. Solidão passara a ser um adjetivo. Acabadas as comunicações, ele agora é um pássaro que cansou de voar. Anda a pé. Esse desconcerto do mundo é desconsertante. É camoniano sendo Ferdinando. E esse “ando” dá uma ideia, por ironia, de continuidade. É o “gerônimoo” de uma queda. Contradição? Talvez.

Sempre fora metódico, mesmo quando acreditava ver. Já intuía que sua casa seria de cego. Seu alojamento; sem alongamento. Encasulou-se nas coisas desimportantes, ou seja: não porta instantes. A vida como um livro na estante que se lê em um instante.

Como G.H, personagem de Clarice Lispector, sentia a falta de uma terceira perna, mesmo sendo-a inútil, como suspeita-se do apêndice humano. Quem acolherá o susto de todo dia ver-se no espelho um homem com traços feitos à noite?

A mudez não lhe foi repentina. De tanto em tanto foi se sentindo um excessivo falador. A cada mudança ele emudecia mais. Mudado e mudo. Certa vez, escrevera que o silêncio não é o consentimento, um acovardamento diante das coisas trazidas pelo mundo, mas um estado de contemplação somada com a indignação do “sendo” das pessoas. E não era cego? Tanto faz, cegou-se escutatoriamente.

Queria ver tudo e nesse conglomerado de imagens não gostou do que viu. Viver é uma sequência de milagres. Ele era um constante São Tomé. Por tanto querer ver, não viu. Não depender deixa a gente muito só.

Numa manhã, ele resolveu sair de casa. Foi ao mar. Com o cheiro da maresia lembrou-se que esse mesmo aroma permeava o banheiro de sua casa. Chegou perto das ondas. As águas enroladas se suicidavam na areia e depois retornavam à sua imortalidade. O seu maior desespero talvez seja o de não poder enxergar seu mundo por inteiro.

Vem um barco a vela velar por mim. Já não há como negar me fazendo de terceiros. Essa voz alheia é mais minha do que nenhuma outra. Meus tímpanos tímidos temem a mim.

Enceguei-me e não cheguei a mim. Fui individual. Agora, sou Dual, sou eu e nós. Revestindo-me do não-sei-o-quê, não me revi. A vista perdida. Numas investidas me agasalhei para sentir frio.

Leo Barbosaa
Enviado por Leo Barbosaa em 17/05/2021
Código do texto: T7257916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.