PATCH ADAMS: o Amor é contagioso

Sempre fui fã do filme, mas ontem, do nada, liguei a televisão e, com grande surpresa, no programa da TV Cultura - Roda Viva - estava o Patch Adams em pessoa, sendo entrevistado.

Nunca imaginei que a pessoa fosse tão superior ao filme. A entrevista, palestra, bom, nem sei o que devo chamar ao programa de ontem, simplesmente fantástico!

Da sua formação acadêmica, medicina. No entanto, segundo ele, a própria vida lhe proporcionou transformar-se em um pensador, em um disseminador de vida, alegria, enfim, de amor.

Nunca vi uma pessoa tão sincera. Disse que tinha vergonha de ser americano e que, seu presidente, deveria responder por crime de genocídio. Disse também que, uma de suas grandes tristezas é o capitalismo, que reduz o ser humano a um irrefreável consumidor.

Os jornalistas que estavam presentes na Roda, também não sairam ilesos. Para Patch, não existe mais jornalismo no mundo, esta profissão, em sua grande e significante parte, está toda voltada aos interesses do capital. Esqueceram de veicular que existe sentimento no ser humano, que é o amor.

A medicina, não obstante, para esse nobre pensador, nunca foi uma ciência voltada para a cura. Sempre esteve e está interessada no cuidado com o paciente. Nas faculdades de medicina, não se ensina a ter saúde, tão somente a cuidar das doenças, disse com tremenda indignação! E mais, não se ensina nas faculdades que além da ciência, pode-se cuidar também com amor. E o que seria o amor? Fez esta pergunta e, antes de ouvir respostas, disse que por mais que saibamos o que é o amor, às vezes nos faltam palavras. Isso é devido à falta de prática em falar e lidar cotidianamente com o amor.

Com sábias palavras, explicitou que o Brasil não mais é dono da Amazônia, esta pertence às indústrias farmacológicas. Essas multinacionais que não devotam nenhum sentimento ao ser humano, somente vislumbram a fria ganância de sempre lucrar, lucrar e lucrar. Não estão interessados em buscar a cura de nenhuma doença.

Ante uma pergunta de uma jornalista sobre a força do pensamento positivo, muito trabalhado hoje nas grandes empresas, respondeu com total ceticismo, ou seja, disse que só de pensar as pessoas já estão com pensamento positivo, haja vista que pensar é uma árdua tarefa e, envolve tão somente aspectos agradáveis. Pensamento negativo é o que as pessoas têm constantemente frente aos aparelhos de televisão, em que são manipuladas por informações e programas que alimentam ferozmente suas inações e passividade. Talvéz o grande mal seja esses pérfidos programas veiculados na televisão e disse, com satisfação, que somente aceitou o convite para ir à TV Cultura, após ter conhecimento do seu significativo e difícil papel de cidadania.

Pois bem, querer transpor em palavras o que sentimentalmente me ocorreu, quiçá, seja um dos possíveis reflexos de que realmente aquele ser é mesmo contagiante, chegando a ser sublime.

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 06/11/2007
Código do texto: T725790