VELHA MÁQUINA DE COSTURA


A velha máquina ainda está lá, perto da janela do quartinho do térreo, onde sempre esteve, no sobrado que outrora pertenceu a nossos pais e onde hoje moram o mano Álvaro e família. Ainda guarda em suas gavetas alguns carretéis de linhas Corrente, pedaços de elásticos e sobras de tecidos deixados por mamãe após suas últimas costuras.

É uma robusta Singer, importada, marca que foi objeto de desejo de muitas donas de casa da geração de mamãe, que nela aprendeu a costurar e a bordar. Com ela fez muitas de nossas roupas na primeira infância, remendou, cerziu, fez bainhas e panos de pratos. Nítida permanece em minha memória sua figura pequena e frágil a costurar, pedalando naquela antiga máquina, cujo gabinete em madeira maciça e detalhes em ferro ainda exibem sua boa qualidade. A correia de couro está rompida e há muito que não tem serventia.

Nessa máquina também eu aprendi o pouco que sei de costura e os ensinamentos valiosos de mamãe muitas vezes me foram de grande ajuda.

A máquina de costura é um objeto grande e vistoso mas o que dizer do dedal, esse pequeno artifício que nos poupa de termos o dedo indicador espetado pela agulha quando bordamos ou costuramos à mão? Pouca gente conhece esse objeto hoje. Caiu em desuso. O de minha mãe está comigo, há longo tempo guardado com carinho.

Mudaram os tempos. Hoje compramos roupas prontas e acabadas. Se há algum ajuste a ser feito, as costureiras de bairro disso se ocupam, seja para ajustar uma barra de vestido ou calça, consertar um zíper, encurtar as mangas, tudo é rapidamente resolvido a preços módicos.

Máquinas de costura sem uso foram para os museus ou para o ferro velho, entretanto, o som dos pedais de nossa Singer ainda ecoa em meus ouvidos, como uma música antiga, que há longo tempo não é ouvida, porém nunca esquecida.



 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 17/05/2021
Reeditado em 17/05/2021
Código do texto: T7257886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.