ARTIGO

O HÁBITO DA LEITURA

No Brasil segundo IBGE, 2,5 livros ao ano, são lidos. Segundo a Livraria Nobel, ocupa 27º lugar no Ranking de leitura...triste isso! Os brasileiros não têm o hábito da leitura. Nossa cultura é falha. Temos uma grande lacuna de conhecimentos e não estamos bem informados da nossa história pátria!

Testemunho, que milito na literatura há dez anos. Produzi vinte e sete livros, e nem por isso vislumbro a possibilidade de ganhar dinheiro com suas vendas. Muito ao contrário; Doo-os às escolas, Bibliotecas Municipais, Universidades, amigos e ponho alguns exemplares para mofarem no Shopping Eco Valle de Lorena.

Segundo a estatística acima, do IBGE, 2,5 livros lidos ao ano, significa uma irrisória quantidade na relação leitor/ano. Esses dados confirmam a péssima tradição de que “Nossa cultura carece de leitura”...

Quem não lê livros, não adquire conhecimentos principalmente da nossa história, além de outros aspectos da cultura (Geopolítica, Filosofia, Linguística, Literatura, sociologia, religiosidade, Artes, Esportes), e muito mais dentro do grande leque de informações que a leitura de livros pode oferecer!

A minha produção literária, por exemplo, é farta e diversificada entre poemas e crônicas (política, jornalística, social, militar, espiritual...), onde ponho à disposição muitos textos por mim pesquisados e reportados nas minhas diversos edições.

Cito, a título de conhecimento e ilustração, alguns desse corolário editorial de minha autoria: “JORNALISMO EM VERSOS; POEMAS DA ALMA; UMA HISTÓRIA DE CONVERSÃO; CONTO UM CASO POR UM CONTO; JORNADA LITERÁRIA; UMA RESENHA DE VIDA; LITERATURA CRTÔNICA; BIBLIOTECA VIVA; VERSOS DI VERSOS; TIRO DE GUERRA DE MOGI DAS CRUZES; CASOS E CAUSOS DA CASERNA; TENENTE CLAUDIO PEREIRA"... Entre outros, e que, os editei com o objetivo de que fossem lidos, pois desejo compartilhar conhecimentos através dos meus textos!

Esclareço também, que tenho duas páginas no Facebook: “poesias,crônicas, casos e causos” e “retalhos poéticos” .

Sou bloger com o blog: Alfredo-literario.blogspot.com.br.

Tenho quase 40 vídeos no YOUTUBE. Localizem-me pelo meu nome: Jose Alfredo Evangelista.

Visitem ainda a página: “recanto da poesia” onde posto muito material por mim editado (Sou seguido e lido por mais de 20 mil seguidores.

Bem, dito isto, concito a todos que estiverem lendo este meu texto, para que busquem conhecimentos pelo sadio hábito de ler. De preferência leiam um bom livro por mês! Neste período pandêmico eu já li cinco livros odos adquiridos no Estande “PROMOLIVROS” no Shopping “ECO VALLE” em Lorena onde tenho mais de cinco títulos exposto à venda e bem baratinho (Entre dez a vinte reais cada exemplar).

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 17/05/2021
Reeditado em 18/05/2021
Código do texto: T7257609
Classificação de conteúdo: seguro