Apenas sentar e jogar RPG

Era mais um evento de RPG qualquer.

Ao menos era assim que se via à primeira vista: um narrador oferece vagas para jogadores em um evento on-line, fichas e aventuras prontas, servidor no Discord todo organizado (em época de pandemia é só o que dá).

Aquele movimento de reuniões on-line de sempre:

"Meu microfone está ok?"

"Estão me ouvindo?"

"Seu áudio está baixo, pode consertar?"

Após todos os ajustes, todos bem acomodados em suas casas, o jogo se inicia.

Um jogo de RPG acontece inteiramente na imaginação de cada participante. Criamos histórias de forma improvisada a partir das premissas lançadas pelo narrador, um jogador diferenciado. Cada jogador vai interpretando um personagem e todos como uma equipe enfrentam desafios e superam obstáculos em prol de um objetivo comum.

RPG é muito comum entre os "jovens dos anos 80/90" que jogavam as primeiras edições de Dungeons & Dragons, o mais famoso RPG do mundo. Com a internet cada vez mais os novos estão entrando em contato com este hobby tão cheio de benefícios para a saúde mental e aprendizado cognitivo.

Naquela tarde os jogadores estavam imergindo na aventura a cada novo desafio ue surgia pela frente. Como seu narrador, eu fui instigando e mostrando como os desafios se apresentavam e respondendo como as suas tentativas para superá-los era correspondida. Lógico, quem conhece RPG já está familiariado com todo o sistema de regras e resolução dos conflitos a partir da rolagem de dados. E assim o fizemos.

A tensão foi aumentando enquanto os heróis desciam cada vez mais pela caverna onde uma avatar de água precisava ser liberta. Antes disso, porém, eles enfretaram um grande polvo de fogo que saiu de um mar de lava e os atacou com toda sua força.

Mas os heróis não recuaram e com uma boa dose de estratégia em grupo e persistência conseguiram derrotar o terrível monstro de fogo. Este momento sempre é uma explosão de alegria na sessão!

Ter conduzido o jogo naquela tarde foi muito agradável. Ter feito os jogadores se superarem e mostrarem suas habilidades e capacidades é muito gratificante.

Porém, após alguns dias conversando no grupo de chat soube que um dos participantes ficou super feliz em ter participado e que aquela sessão o ajudou a enfretar alguns dos seus desafios internos em conjunto com as suas sessões de terapia psicológica. Saber que pude ajudar com apenas uma simples sessão de RPG foi EXTRAORDINÁRIO!

É por esse motivo que não irei parar no hobby: a arte e a criatividade podem de fato ajudar a enfrentar nossos dilemas e medos.

Seguir em frente: há muitas aventuras por aí!