C o r a g e m

ACHO mesmo que o que a vida quer da gente é coragem. Estava certo Guimarães Rosa que ainda disse que viver era perigoso. Sim, a vida exige mesmo coragem. Só que coragem não tem nada a ver com arruaça, provocação ou arbitrariedade. Coragem é viver com dignidade, ser solidário, justo, democrata, respeitar o meo ambiente e não ter0 medo de ser feliz.

Coragem é também reconhecer suas próprias limitações,aceitar as derrotas, reconhecer o talento e o valor até de desafetos. Além disso, ter coragem de defender suas ideias e crenças em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Um homem que oculta sua opinião, abdica de suas ideias ou nega sua crença não é gente,é coisa.

Não se mede a coragem e alguém pela sua força física,temeridade, provocação, ameaças ou tendência à violência, mas, pelo contrário,se constata a coragem de alguém pelo seu bom senso, emoção da solidariedade, fraternidade e opção pelos menos favorecidos. E, claro, pela coerência de ideias, além de respeito pelas ideias do próximo contrárias às suas. O homem de coragem é democrata e avesso às proovocações e aos maus exemplos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/05/2021
Código do texto: T7256823
Classificação de conteúdo: seguro