A Salvação do Miquéias

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

O nome Miqueias significa “quem é como Jeová?”.

O MIQUEIAS BÍBLICO

"No tempo do ministério do profeta Miqueias havia um grande contraste social.

A classe rica e poderosa oprimia e explorava os pobres que viviam muitas vezes na linha da miséria. Os grandes proprietários de terras contavam com o apoio dos políticos e religiosos corruptos de Israel para obter vantagem sobre os que nada tinham. O resultado disso é que toda a nação se tornou moralmente corrompida (Cf. Miqueias 2:1-5; 3; 6:9-16; 17:1-7)."

Esse homem temente aos preceitos divinos profetizou sobre um tempo de restauração e paz…  

Vejo como sugestivo os pais batizarem os seus filhos com nomes bíblicos. -- Os cristãos fazem muito isso. Talvez para  os honrar, Deus salva muito destes.

Assim aconteceu com o Miquéias de Manaus...

Nesse Bairro, Alvorada II, sobreviveu por anos a perambular, a implorar um favor qualquer: um naco de pão, um gole d'água (segundo ele mesmo um um chinês o negou e, ainda o ofendeu em palavras), um banho, uma cachaça, um agasalho, um abrigo...

Passava as noites ao relento, numa calçada, com fome e frio... Num lugar distante das suas origens; sem um parente ou aderente sequer por perto.

Entregue à própria sorte...

Ao vício maldito da bebida alcoólica e outras drogas mais; seguia o seu triste destino. -- Ferido, machucado, com os ossos frontais, do entorno dos olhos, sobe as sobrancelhas, traumatizados, pelos inúmeros tombos levados (de cabeça ao chão).

O Pai vive a dizer aos seus filhos, lá na sua casa: "uma pessoa abençoada, abençoa a outra" e é verdade.

A Paula (uma colega da Rebeca, das ruas), pôde abençoa-la, ao ceder a esta, a vaga para o seu tratamento) pois, só havia o espaço na casa de apoio aos moradores de rua, para uma delas somente.

A Rebeca pelo simples fato de ser acolhida pelo Pai Marcos (até mesmo sem saber), facilitou uma bênção ao Miquéias, com o seu resgate. -- Este, por vez, quantos ainda há de abençoar?

A Lei da semeadura e da colheita é real (se duvidar faça o teste).

As pedras clamaram (eu, centenas ou, milhares de internautas pedimos ao presidente do Instituto: "Pai, resgata a Rebeca!" -- O Pai ouviu o nosso clamor.

Ela (a Paula) fora abençoada muitas fezes por aquele seu gesto de amor com a colega naquela praça. -- Atualmente a Paula se encontra acolhida na casa do Pai. -- Hoje ela irá com o Pai Marcos a um restaurante badalado da capital amazonense, num convite de princesa.

Voltemos ao Miquéias...

Por volta duma semana, do resgate da Rebeca, o Pai Marcos fora conhecer a sua família, prestar-lhes alguma ajuda, reforçar vínculos familiares...

Quem estava lá na sua rua?!  -- Ele mesmo: o Miquéias.

Ao ver o carro do 'Instituto Pai Resgatando Vidas', logo pediu socorro (queria ser resgatado). Mesmo sem tanta lucidez, devido ao teor etílico entendia que não devia perder aquela oportunidade única e insistiu...

"O reino de Deus é tomado à força..."

Precisamos nos esforçar, buscar a ajuda, no lugar certo, à pessoa certa (o Espírito Santo), se quisermos escapar do cativeiro que nos encontrarmos...

Mas não fora daquela vez, porque tudo é no tempo de Deus e Miquéias continuou a vagar naquele labirinto abismal de escravidão alcoólica...

NO DIA DO SEU RESGATE

No dia do Resgate do Miquéias (lembro-me como hoje) o Pai Marcos fora ao supermercado com as três princesas da casa: Raissa I, Karina e Rebeca,  fazer uma compra grande (um rancho como o amazonense chama) para as suas famílias e levou-as à casa de cada uma delas.

À entrega se deu na mesma ocasião das compras e foram feitas na sequência do nomes das meninas acima. -- Por último à Rebeca; o Cristian também seguiu nessa missão.

Já no bairro da Rebeca, na sua rua, o carro preto de quatro portas do projeto  estacionou. Tiraram as compras do mesmo e Miquéias surgiu do nada. Queria por que queria o seu resgate.

O cavalo arreado estava à sua frente e não podia seguir sem ele (o Miquéias) no lombo.

Os conhecidos torciam, os irmãos em Cristo oravam para Deus tocar no coração do Pai e resgatar o Miquéias.

O bom Pai ouviu atentamente aquele filho, consultou aos vizinhos sobre a sua história de vida e o levou ao paredão nas lives. -- O resultado alcançou 10 pedidos de sim (resgata ele Pai)!

Entao, os dias de restauração e paz chegaram à sua vida...

A porta da esperança se abriu naquele instante ao Miquéias. A comunidade local, unida e reunida na rua, nas portas das casas e lojas, vibrava em sonoros gritos de alegria, satisfação ao feito; batia palmas pelo resgate daquele pobre cativo. -- Dava 'tchau' a ele, a equipe...

Miquéias naquela mesma noite, degustou pela primeira vez (com a sua mais nova família) uma deliciosa e inesquecível 'pizza', numa pizzaria, no caminho da Instituição (a sua habitação, tratamento).

Cheguei a cogitar comigo mesmo da sua salvação se dar pelo fato do nome bíblico que possui, ser xará do profeta. -- Nada disso, fora o amor do Pai Marcos e às orações dos irmãos a Deus, atendidas, a razão de tudo isso.

Com a graça salvadora consigo, eis que tudo se fez novo na vida do Miquéias. "As coisas velhas ficaram para trás..."

Hoje ao olharmos no seu semblante vemos a diferença gritante do antes e do depois, de aquém serve a Deus e quem não serve.

As suas afeições mudaram, a alto estima se recupera velozmente, a saúde salta aos olhos... Deus é visível na sua vida.

O QUE DISSE UMA INTERNAUTA

Uma internauta ao perceber a grande mudança na vida do Miquéias, a cara de felicidade dele, ponderou:

"A cada dia eu estou mais feliz com a determinação do Miquéias. Ele agora é um novo homem, sempre com um sorriso no rosto, ao agradecer a todos os que lhe mandam os presentes (os mimos). -- Principalmente a Deus e ao Pai Marcos por lhe ter dado uma oportunidade de sair daquela vida. Miqueias Deus lhe abençoe!" -- Rejane Lyra

*Nemilson Nemilson Vieira

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

Texto com base nas lives do Marcos Bastos

(12:05:21)