GRANDES LACUNAS - Soluções!

GRANDES LACUNAS – Soluções!

Um grande esforço conjunto entre povo e governos deveria ser empreendido no sentido de resolver ou minimizar os sérios problemas sociais que temos hoje (Drogas, violências, falcatruas, desagregação familiar, desonestidades políticas, agressões ao meio ambiente, mentiras e hipocrisias, estratificação social, falta de cultura, políticos desonestos, ausência de uma cultura política, etc...), o que retrata o baixíssimo nível de cultura da sociedade brasileira.

Sabemos, que a família é a base da sociedade sobre a qual se edifica o progresso e a ordem produzida pelo povo e regida pelo Estado. No entanto, se temos a família enfraquecida e falida e um Estado debilitado a partir de suas leis e corroborado pela falta de ética na política, os efeitos disso vertem como efeito dominó onde os prejuízos se fazem sentir nas bases do povo: Salários insuficientes, falta de empregos, falta da mão de obra especializada, ausência da justiça como Instituição de defesa aos cidadãos honestos e íntegros, saúde pública doentia, falta de honra e honestidade, jeitinho brasileiro de arrumar as coisas, e tudo isso, com os temperos, do ódio, da violência, da inveja, das hipocrisias, da vida fácil, corrupções, máfias dos planos de saúde, consumos das drogas nas camadas mais jovens, desocupados que estão se ocupando dos roubos e assaltos, armas pesadas nas mãos de bandidos, que agem sob ações de um “Estado paralelo”, prisões insuficientes e superlotadas, falta de agilidade processual nos julgamentos, e outros tantos “buracos negros”, que assolam e depreciam a nossa sociedade!

O que fazer então? Que, soluções poderiam resolver esses cânceres sociais, que atrofiam o progresso e a ordem no nosso país?

É extremamente complexo tentar mergulhar na busca de soluções ante esse nefasto quadro social brasileiro.

Poderíamos começar analisando uma questão, que pode ser fundamental: “Nosso sistema de ensino nas Escolas (Ensino médio e Universitário”, que sabidamente a muito tempo está falida nos seus modelos pedagógicos, com a má formação no ensino fundamental e universitário, que por sua vez, forma maus profissionais!

Seguindo nessa busca, podemos analisar um pouco, a profusão de maus exemplos, que emanam das camadas políticas (Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Governadores de Estados) cuja confiabilidade popular já não existe mais, mas, por culpa do próprio aspecto eleitoral onde o povo é manipulado e induzido nas eleições de seus representantes com acentuada depreciação dos treze anos de petismo levando o Brasil ao fundo do poço!

A família é outra causa desses problemas. É lá, por incrível que possa parecer, que surgem os bandidos, assassinos, drogados, ladrões violentos, maus caráteres, maus pagadores, ignorantes, vagabundos, que odeiam o trabalho, os aproveitadores do ganho fácil, e enfim, dos péssimos exemplos e ausência da participação de pais, que não mais criam seus filhos sob a batuta da severidade, da energia, dos bons costumes, da educação, da boa alimentação, do amor ao trabalho, da honra familiar, do amor aos pais, enfim, a família hoje, na grande maioria, virou um antro de formação de bandidos!

Depreendem-se ainda, no presente quadro, uma acentuada acomodação da opinião pública, que se acostumou a esperar do Vereador, Prefeito, do Deputado, do Governador, do Presidente, das autoridades do Município, Estado e da União, a solução para os seus problemas, quer sejam eles, de ordem financeira, educacional, de segurança, da saúde pública, de opções de emprego, do desenvolvimento na ordem e no progresso, mas, pouco ou quase nada faz a partir de suas atitudes concretas na sua rua, no seu quarteirão, no âmbito da sua Vila e cidade onde habita! Optam pelos seus direitos e se esquecem de seus “DEVERES” para com a pátria e a sociedade! Isso é uma grande hipocrisia social!

Somando-se a todo esse processo canalha da cidadania brasileira, temos ainda, a contribuição nefasta de intelectuais que dominam principalmente as mídias (Televisões, rádios, jornais e revistas) na produção de boatos levianos jogados ao ar, à ignorância popular, quando hostilizam a Instituição Presidência da República, os militares, a Igreja, o Papa, e tudo o mais, que se acha num espectro à direita e contrário aos seus conceitos sórdidos encastelados à esquerda ideológica e extemporânea oriundas de modelos arcaicos e superados!

Por fim, vejo, que, as soluções para se tapar essas grande lacunas sociais da nossa atualidade, passa necessariamente pelos processos educacionais, políticos e familiares. Pessoas devem ser processadas nos cadinhos da honra, da ética, do trabalho, e nos critérios da justiça e da cidadania. Pois, não são robôs metálicos movidos a óleo e teleguiados à distância... Pessoas são partes integrantes do Estado, da família, do trabalho, da educação e da cultura, e que devem ser tratadas com toda a atenção que a pátria, a nação, o país, pedem!

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/05/2021
Código do texto: T7254205
Classificação de conteúdo: seguro