Ética e Caráter
DIA desses, recentemente, li um texto arretado do cronista Fleal. "Falando em Ética". Realmente é um assunto pertinente, oportuno e que deve ser sempre enfatizado e debatido. Na verdade, toda sociedade que se preza deve ser pelo menos minimamente ética. E todo cidadão de verdade deve ser um praticante da ética.
Mas, porém, contudo, não obstante, todavia (como repetia um professor de Arcoverde), mesmo concordando com a necessidade da prevalência da ética,acho que essa palavra e a forma como se está encarando a ética, faz com que ela vire modismo e, em alguns casos, artifício para beneficiar a antiética. Explico: é difícil encontrar um político demagogo e oportunista que não vista a fantasia de ético. Em todos os discursos desses trastes eles se colocam como éticos e até babam quando falam o vocábulo ética. Eles falam em ética mas não possuem caráter. Daí ser necessário sempre enfatizar uma coisa da outra, como fez Oscar Wilde:
"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguem está olhandochamamos de caráter". Bingo. Inté.