TEMAS A SEREM EVITADOS

NA LITERATURA EXISTEM TEMAS QUE DEVEM SER EVITADOS?

O escritor é apenas um instrumento de divulgação do pensamento e das ideias. Não há limites na sua escrita. Se assim o fosse, ele mesmo estaria incorrendo em preconceitos literários contra os leitores!

No meu caso, escrevo crônicas de cunho político. Tenho um livro editado cujo título diz bem sobre esse tema: “JORNALISMO EM VERSOS” onde retrato em poesias as temáticas políticas recheadas de corrupção, aproveitando a veia jornalística da minha formação!

Escrevo ainda sob ponto de vista religioso valendo-me da formação teológica.

Falo também das drogas que assolam principalmente a juventude. A conduta humana dentro da sociedade, entre as verdades e mentiras da vida!

Então, na minha opinião seria um erro literário evitar alguns temas que regem a sociedade. O escritor, como disse, é uma ferramenta que expõe as mazelas (Nesse caso dos temas a serem evitados), pois é através de sua escrita, que ele suscita as opiniões públicas na formação da ética, da honestidade, da cidadania, da moralidade, da honra, etc...

É pela “literatura” que corre a seiva do conhecimento e da percepção da vida sob óticas culturais. O conhecimento deve ser amplo, geral e irrestrito abrangendo sob uma visão literata inclusive temas inoportunos ou nocivos. O que tem que ser evitado na realidade é a ausência desse debate literário onde não se foca temas considerados perigosos ou impróprios para certos públicos!

A literatura consagra e privilegia conhecimentos acessíveis a todos os públicos! Não pode haver esse tipo de censura literária! O escritor jamais deve se omitir neste ou naquele tema, por considera-lo “evitável” na medida em que não se deve tornar público nos seus textos!

É evidente que temos diversas maneiras de fazer literatura: A infantil, criminal, esportiva, Industrial, médica, política, religiosa, moral, e por aí vão, sabidamente identificadas pelo escritor, mas, mesmo dentro de cada uma, seria um preconceito cultural omitir-se dentro de cada forma, quando o tema se mostra proibido ou indevido!

O Escritor deve ser destemido nas suas letras. Ele deve esgrimar seu pincel numa tela que é a vida... O mundo... É a sociedade... É a sua pátria, e assim, pintar em cores vivas as autenticidades sempre balizadas pela verdade!

Jose Alfredo – jornalista/escritor/poeta

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 11/05/2021
Código do texto: T7253107
Classificação de conteúdo: seguro