200 ANOS DEPOIS... 09h54min.

Mais um Dia das Mães com “restrições”, antes a casa “cheio” ontem quase “vazia”, tomara que no próximo ano tudo volte a normalidade.

... Esta devo ao Jornal da Band, lembrou que neste mês de maio, fazem dois séculos da morte de Napoleão Bonaparte, uma das figuras de mais destaque na história, pois segundo o conferencista baiano Divaldo Pereira Franco, existem mais de 250 livros sobre sua vida, que não deixa de ser algo espantoso...

Voltando ao que foi noticiado; cientistas através de alguns fios de cabelo do Imperador, constaram que havia excesso de arcenito de cobre, substância que teria abreviado sua morte.

Os ingleses se tornaram seus algozes, pois ficou prisioneiro na ilha de Santa Helena, anteriormente fora prisioneiro na ilha de Elba, por poucos meses, conseguiu fugir, reassumir o trono na França, mais sua odisseia duraria tão somente dez meses, e a perdendo de sua última batalha * selou sua sorte o levando ao exilio definitivo, prisioneiro por cinco longos anos, certamente essas severas vicissitudes, o fez pensar e analisar os últimos anos de sua existência, do poder, da glória ao triste fim de sua existência...

No apogeu de suas conquistas, resolve invadir a Rússia, - 1812 – o que não deixa de ser algo inimaginável para época, percorrer uma distância entre Paris e Moscou, de mais de 2831 km, um longo trecho a ser feito a pé, com o transporte dos equipamentos de guerra, canhões etc. movidos por carroças e cavalos, e grande exército napoleônico, seguindo a pé, com as dificuldades naturais de uma longa jornada.

Após meses de uma longa e sofrida jornada, entram em Moscou, ninguém está para recebe-los, todo o governo tinha se afastado da capital, bem como parte de seus moradores, deixando uma terra arrasada...

Agora era preciso fazer a longa e extenuante retirada, em grande parte de seu monumental exército, vai ficar pelo caminho, fustigados pelos russos, além dos rigores do inverno, com um frio bem fora dos parâmetros da normalidade...

Com quatro auxiliares de confiança, consegue burlar o exército russo e retorna para Paris, antes do retorno de parte de seu combalido e sofrido exército, diante de uma campanha desastrosa, sem quaisquer resultados positivos...

Ao longo da sofrida história da humanidade, as guerras, as sedes de conquistas, com os mais vis argumentos, foram motivos de muitos sofrimentos para os povos, mas, com certeza, o caminho da extrema violência, nunca deu solução, pois as guerras causam destruições, passado os conflitos é preciso a tudo reconstruir, isto tem se repetido constantemente ao longo de nossa história.

Quando haveremos de escolher o caminho do entendimento? Já que perante o Supremo Criador, somos tão somente seres humanos, em busca de uma vida melhor, independente, de nossas crenças, ideologias, pois no final cada um está em busca da felicidade... 10h53min.

Curitiba, 10 de maio de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://ww.recantodasletas.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769, Ajacecio, Córsega, França

*O célebre confronto, entre franceses e ingleses em 18 de junho de 1815, foi a última batalha de Napoleão Bonaparte, que foi vencida pelos ingleses.

*Faleceu na Ilha de Santa Helena, em 05 de maio de 1821. Foi coroado Imperador da França em 18 de maio de 1804. Neste mesmo ano, nascia em no dia 03 Allan Kardec, o que mais tarde seria o “descortinador”, entre a dimensão espiritual e o plano mais denso da matéria... Segundo as tradições da Espiritualidade Maior, ambos vieram em missão, o primeiro não conseguiu cumpri-la a contente, pois a vaidade e o orgulho falaram mais alto. O segundo, a cumpriu com denodo sua missão, e até hoje colhe os frutos de seu abençoado labor, pois seus livros -continuam sendo um manancial de luz...

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/05/2021
Código do texto: T7252357
Classificação de conteúdo: seguro