OS "CYBERS" QUE NÃO AMEI !

OS "CYBERS" QUE NÃO AMEI !

Pouco depois que desci "com 4 patas" na Rodoviária de Belém, na madrugada de 9 de dezembro de 1983, já estava eu "no meio do mato", sem luz elétrica, banheiro nem coisa alguma... levou 2 anos e meio para "regressarmos à Civilização", digo, à Capital -- mais precisamente no bairro Cidade Nova -- e, malmente ano e pouco depois, retornamos ao estágio anterior: garagem sem água, luz nem banheiro e, adiante, numa "invasão" sem banheiro, luz nem água, retrato quase igual ao do Morro de onde tínhamos vindo, no qual nascemos.

Outro ano inteiro naquele suplício, até virmos morar numa casa decente, em 1991... mas levaria muito mais tempo para eu "descobrir" a Internet e mais de 10 ANOS para começar a usá-la. Nesse ínterim, quebramos TODOS os recordes de games de jogos de CORRIDA que já foram inventados... gastamos pequena fortuna, voltando aos pontos de games duas ou 3 vezes por dia. Foi quando começaram a surgir os "CYBERCOFFEES" -- assim mesmo, em Inglês, embora não servissem café -- que depois se chamariam LANHOUSES. Frequentava eu a casa de mestre Fernando entre 1990 e 95/96 mais ou menos, para assuntos ligados a Capoeira... e só o fazia porque a linha fixa dele ficava "bloqueada" pelo uso da Internet pelo seu PC e eu não conseguia lhe telefonar. Fernando me apresentou a Internet em 1994, creio eu, mas nem "dei bola"... não era GAME ! Havia um "boom" de interessados na WEB, rede, "venderam a coisa" como a nova "Serra Pelada" ! Quem entendia de programação fez seu "pé de meia"... quem fez as tais lojas virtuais "quebrou a cara", não viu nem dinheiro pintado, quanto mais faturamento ou vendas !

Só por volta de 2000 o comércio virtual começaria a engatinhar, para transformar-se nessa potência que é hoje. Meu interesse só despertou "com um ponta-pé" que levei de Fernando Rabelo, ao abrir "na marra" um espaço pra mim -- com senha e tudo -- a partir de uma "quadrinha" que detesto... "Engoli sapo e pepino / mas o fiz inconformado, / que o que me deu o Destino / nunca foi do meu agrado". Como o Destino "não brinca em serviço", outra amiga nessa época me convidou para o ORKUT, no auge da fama. "Era só fofoca"!, retruquei, dispensando. Lígia Saavedra não se deu por vencida:

-- "Entra no OVERMUNDO, então" !

Entrei em 2008 e foi uma festa, apesar de só conseguir publicar a cada 3 dias. Foi o que me salvou ! Quando em 2009 toquei fogo em quase tudo, foram junto 8 cadernos manuscritos, 6 só de poemas e letras de Música, boa parte do "acervo" já postado no Overmundo, felizmente ! Foi quando começamos a "visitar" as agora "lanhouses" dos 9 bairros Cidade Nova, mas ninguém nos queria EM NENHUMA... suponho que pela roupa desleixada, carrinho de bugigangas na porta delas ou, pior, por conhecerem nossa "eterna briga" contra os Centros ditos Comunitários, paixão cega da maioria dos moradores. O fato é que, quase 15 ANOS depois e com a maioria das antigas "lanhouses" extinta ou fazendo somente serviços, sem acesso, ainda encontramos "resistência" dos donos atuais.

Nesta semana de maio iremos tentar visitar uma muito antiga, ainda existente segundo amiga virtual. Nela, meu irmão teve o pneu de sua "byke" furado por 3 DIAS seguidos, furo "na lateral" da câmara, não "no alto" dela, como seria normal. No quarto dia atravessou a rua, prendendo o "camelo" (como diziam no Morro, "cabrito" era a furtada !) uns cem metros adiante... furado mais uma vez ! Como não há coincidência na Vida e tudo o que nos sucede tem um propósito, êle concluíu que isso acontecia "por sugestão" do dono da tal "lanhouse". Voltaremos lá... ao menos para sermos "recusados", comprovando assim nossa teoria. O mais curioso é que são 12 REAIS a entrar "no caixa" logo ao abrir a loja, mas nem isso faz com que o atendimento mude. Dá pra entender um "raciocínio" desses ?!

"NATO" AZEVEDO (em 9/maio 2021, 15hs)