O Dedo de Deus

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

As boas novas anunciadas hoje (08:05:21), pelo presidente Marcos Bastos, sobre a compra da Fazenda para a expansão do projeto "Pai Resgatando Vidas", motivou-me a tecer esse texto.

Como é visto e, notório...

As bênçãos do Céu, sem medidas, não cessam de chegar à casa do Pai Marcos, a todo instante. -- Enquanto as coisas caminharem, fluírem segundo o coração do Nosso Pai maior, não hão (as bênçãos) de cessarem nunca.

As doações, provisões, são de extrema necessidade ao bem estar dos assistidos pelo projeto. De bom grado, são aceites; repassadas, com muita alegria e carinho de acordo à demanda de cada um, na medida que chegam ao Instituto.

-- As vestimentas são distribuídas aos recém-chegados na instituição, pelas ruas da cidade, nos dias da distribuição da sopa ou, enviadas às instituições religiosas do interior do estado e feitos os devidos repasses (geralmente aos trabalhadores do campo).

AS PARCERIAS

É impressionante a operação de Deus, manifesta nas ações empreendidas pelo Pai, por suas equipes, pessoas diversas, pelas parcerias com as instituições. --

São transmitidas, no dia a dia por suas lives. Algo divino, maravilhoso, inconteste. Algumas delas (transmissões) ultrapassa 50 mil pessoas que acompanham, on line.

Pela natureza do "Instituto Pai Resgatando Vidas", instituição sem fins lucrativos e agora reconhecida (Por força de Lei) pelo Poder Público Municipal como Empresa de Utilidade Pública, ganha mais força na Assistência Social que já vive a prestar, há um bom tempo, aos desassistidos da comunidade local.

Carlos, um brasileiro residente nos Estados Unidos da América (EUA) cedeu um prédio novo, de três andares, com salas climatizadas, com equipamentos de academia de ginástica, piscina e tudo mais, para uso do projeto.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também propôs o seu apoio nos cursos que deverão ser implantados e desenvolvidos no dito prédio, anexo do Instituto; que beneficiará grandemente os filhos do Pai, em tratamento, bem como as demais interessados da sociedade amazonense.

A união de forças firmada com projetos similares pelo interior do estado, a princípio iniciado por Itaquatiara, já é uma realidade promissora.

Por fim a grande negociação da compra da tão sonhada fazenda!

Com a aquisição desse equimento, há uma previsão de acolhimento de mais de duzentas (200) pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, usuários de drogas, a sobreviver em condições desumanas.

O Pai Marcos como bom cristão, homem de fé, visionário a serviço de Deus pediu orações aos seus dois milhões de seguidores. -- Antes de proceder a mega negociação com o proprietário do dito empreendimento.

Pela esperança viva de mudar uma triste realidade da cidade, com relação a população de rua entregue ao abandono, aos vícios...

O Pai Marcos com a sensibilidade que lhe é próprio, pelo caminho, revelou sentir de Deus a possibilidade da realização desse negócio.

Nas últimas rodadas de negociações o proprietário não retrocedia do valor inicial de dois milhões de reais. -- O Marcos o propôs um milhão e quinhentos mil. -- Nenhum arredava o pé das suas propostas, mas com as orações, o Nosso Deus amoleceu a rocha...

Não demorou muito o homem (proprietário do terreno) chamou o Marcos e, o revelou  não ter tido sossego naqueles dias (sobre esse negócio) e abriu mão dos quinhentos mil reais. -- Aí ficou conforme o Marcos propôs inicialmente (isso não é uma resposta das orações?!).

"A ninguém mais eu o faria esse negócio por um valor desse, mas, como é para esse projeto eu o farei por o milhão e meio." -- Disse ele ao Pai (quase nesses termos).

Deus seja louvado!

-- "As orações dos justos podem muito em seus efeitos" (Bíblia).

Ninguém da instituição de apoio do Pai Marcos, e da comunidade amazonense, que recorra a ele, ficará sem ser atendido, abençoado. -- Assim, em parte, atende aos necessitados e, ameniza a dor, espelha-os a fazerem o mesmo. -- Muitos já o imitam nesse humano proceder.

NO INÍCIO DE TUDO

No início de tudo o Pai bancava os gastos com os filhos da casa do próprio bolso.

O Senhor viu o sacrifício, a dedicação, a vontade de levar adiante tamanha missão e aprovou o gesto, o querer, em bênçãos (tantas que nem precisou mais dos seus recursos financeiros) para tocar a grandiosa obra. -- Colocou homens e mulheres sensibilizados com esta causa humanitária para o ajudar no que for preciso...

Voluntários, parceiros de todos os lugares (dentro, fora do estado e do país) aparecem para fazerem as coisas acontecerem, alavancar o projeto.

Deverá ainda haver alguma dúvida quanto a presença e operação de Deus nessa casa de amor? -- Nada justifica tamanhas provisões que não seja "o dedo de Deus" na causa.

Anteriormente houve relatos de integrantes da casa de ter visto personagens não desejadas (do mundo espiritual), a circular no ambiente. Com a assistência religiosa de pastores (as), a distribuição da Bíblia, como primeiro presente aos novatos, as orações, louvores e a conversão de alguns deles, esse cenário mudou.

Outro dia entrou alguém na instituição e disse: "eu sinto a presença de Deus nesse lugar."

O Pai Marcos dá a vida pelos filhos...

Deu a sua casa, o seu coração. Abriu mão dos seus negócios particulares, da sua privacidade. Dorme pouco, às vezes não se alimenta ou, o faz fora de hora; passa mal por estresse... Dá vontade de desistir, em dado instante, mas se regozija e continua na missão a qual deseja cumprir: ver a restauração das vidas, dos lares, antes destruídos pela maldita droga.

O SALÁRIO DO PAI

o Pai Marcos Bastos provavelmente não é  remunerado financeiramente pelo seu trabalho assistencial a essa população vulnerável da sociedade em que vive.

-- O seu solário é o amor. É ver a alegria transparecer nos seus filhos, nas famílias deles; com o restabelecimento da alto estima, da identidade perdida, da saúde; a recuperação. -- Pós  resgatados do abismo das drogas que se encontravam e o retorno dos mesmos ao seio dos familiares, da sociedade e a Deus.

Como o Nosso Pai Supremo não fica em dívida com ninguém...

Pai Marcos e os demais que, como ele assim o fazem, cooperam... Receberão aqui na Terra cem vezes mais (por resinificar o sentido da vida em Deus, destes pequeninos, no cuidadar deles). -- Sem contar o peso eterno de glória no porvir.

RAZÃO DO SUCESSO DO PROJETO

Se fosse para responder o questionamento sobre a razão de tanto sucesso desse projeto em tão pouco tempo de existência, eu responderia...

Tal êxito se deve aos pilares da sua sustentação: uma madrinha que intercede (ora e chora); um filho de pé, a resgatar e cuidar (com carinho e amor); uma diretoria organizada que se doa aos trabalhos... Os resgatados que levam a sério as orientações da casa, o tratamento...

Os parceiros, voluntários, apoiadores que cooperam e, o dedo de Deus no negócio.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/ Acadêmico Literário.

Texto produzido com base nas lives do Marcos Bastos.

(09:05:21)