A PESTE UNIVERSAL
Durval Carvalhal
Amiga Cristiane Sacramento Evinha,
De quem é a culpa pelas mortes provocadas pela COVID-19? Todos nós temos uma parcela de culpa, sim:
O Supremo Tribuna Federal determinou que só prefeitos e governadores tinham autoridade para gerir a pandemia, dificultando um planejamento nacional.
Prefeitos e governadores politizaram a peste e não fizeram bem o dever de casa; deixaram transportes públicos lotados até hoje para o povo se aglomerar e se contaminar.
O governo federal, então, fez o que podia; transferiu bilhões e bilhões para facilitar o combate à epidemia; mas, que fizeram? Desviaram o sagrado dinheiro público de todas as formas.
Por outro lado, trata-se de uma doença rara, cuja ciência ainda a está estudando, dificultando a produção de uma vacina em qualidade e quantidade suficiente para um efetivo combate.
Muitas pessoas, irresponsavelmente, não se respeitam e não se cuidam; vão a festas diversas, organizam paredões, não usam máscara ou a usam inadequadamente, nem usam álcool gel e afins.
Não esquecer que houve carnaval, São João e eleição. E agora?
O que ocorre no Brasil, ocorre no mundo inteiro; é o que vejo em diversos canais internacionais, como da Espanha, Portugal, Argentina, México e entre outros.
No final do ano, fiquei internado 10 dias em hospital para um pequeno procedimento, e não tive nada, porque me cuido. Mesmo vacinado, continuo com todo o cuidado protocolar.
Sei que é difícil, para pessoas mais jovens, "ficar em casa"; mas, não tomar cuidado pessoal para não se contaminar, é masoquismo puro, minha amiga.
Prefeito espanhol em festa sem màscara:
https://canaln.pe/actualidad/alcalde-trujillo-fue-captado-celebrando-cumpleanos-su-esposa-sin-mascarilla-n430639