UMA ANALOGIA ENTRE OS FILMES E A SOCIEDADE

Comparo um filme como a sociedade. No filme tem os personagens principais ou os protagonistas e os secundários ou os coadjuvantes. Assim é a sociedade, tem os protagonistas ou as pessoas mais destacadas em seus vários setores e os coadjuvantes ou as pessoas comuns. Existiu momentos históricos em que os coadjuvantes ou povo teve uma participação ativa no contexto histórico em que foi solicitado.Contudo,mesmo com esse instante de elevação ao protagonismo, esse mesmo povo foi sempre conduzido por protagonistas envolvidos no enredo das revoluções.

Na sociedade existem assente situações ou cumprimento de determinadas funções de grupos ou de pessoas.Dessa maneira é como nos filmes, pode-se atribuir as figurações.Na sociedade tem essa mesma analogia com as pessoas nos seus papeis sociais.As hierarquias são cumpridas e obedecidas sem questionamentos.No que tange as figurações cito aqui dois exemplos que posso chamar de patéticos. No palácio de Buckingham tem os personagens "os queenś guards, os guardas do palácio" que ficam uniformizados com seus padrões tradicionais. Um antigo costume da monarquia inglesa. Ficam marchando ou parados como se fossem bonecos.Outro exemplo, não sei se existe mais, pois há muito tempo que não frequento estádio de futebol. Mas me lembro que nos anos 70 e 80 ficavam soldados da policia militar aqui no estádio da fonte nova em que os mesmo se delimitavam entre o campo de futebol e a pista em que ficavam os alambrados das arquibancadas. Os policiais então se posicionavam de frente para torcida e de costas para o campo de futebol onde estava desenrolando a partida entre os times envolvidos.

Não tem como não achar nossa sociedade patética, que levam pessoas ao ridículo. E nada disso aos olhos do nosso cotidiano é absurdo, é até objeto de fotos para guardar de lembrança para turistas no caso dos "queenś guards".

inclemente
Enviado por inclemente em 08/05/2021
Código do texto: T7251142
Classificação de conteúdo: seguro