LIVROS DE AUTOAJUDA


Cursava eu o primeiro ano da universidade quando veio parar em minhas mãos, não lembro mais em qual circunstância, o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Comecei a lê-lo sem entusiasmo e, ao fim da leitura, descobri quão importantes e práticos são seus ensinamentos, conselhos, técnicas e experiências. O autor tem estilo leve e ágil. Usa tom intenso de conversa, envolvente e coloquial. Descobri nele uma ferramenta para treinar a facilidade de expressão, como lidar com as pessoas nos contatos sociais e comerciais.

Eu tinha intenção de trabalhar com exportação, portanto, com vendas para o mercado externo, e não me sentia segura de que poderia ser bem sucedida na profissão. Esse livro, lido assim, ao acaso, me trouxe muita informação, segurança e a descoberta de que eu, tímida e relutante, poderia ser uma boa oradora, com capacidade de conversar e influenciar pessoas.

Ao ler a biografia do autor, ganhei ainda mais confiança. Dale Carnegie nasceu em uma fazenda do Estado de Missouri. De família pobre, enfrentou dificuldade para ir à escola mais próxima que ficava a 3 milhas de distância. Ao retornar para casa tinha que ordenhar as vacas, alimentar os porcos, rachar lenha e estudar à noite sob luz de um candeeiro de querosene.

Foi no colégio que descobriu um meio de deixar para trás seu complexo de inferioridade por ser pobre, mal vestido e aluno medíocre. Viu que alguns de seus colegas ganhavam prestígio como jogadores de futebol americano ou vencendo os concursos de oratória. Reconheceu que não tinha aptidão para os esportes e decidiu esforçar-se para vencer os debates de oratória. Levou meses preparando seus discursos. Praticou quando, sentado na sela de seu cavalo, ia ou voltava do colégio. Treinou o modo de expressar-se até mesmo quando tirava leite, removia fardos de feno ou alimentava os porcos. Falava com ênfase, gesticulava para os pombos assustados, sobre os temas do dia.

É claro que experimentou derrotas, porém não sucumbiu. Bem mais tarde, depois de alguns empregos mal sucedidos, mudou-se para New York e passou a ministrar cursos noturnos para expressão em público. Foi forçado a ser rápido e prático pois os alunos queriam resultados imediatos. Desenvolveu um método único – uma combinação de facilidade de expressão, vendas, relações humanas e psicologia aplicada. Seus cursos e palestras foram um sucesso, coroado em 1937 com o lançamento do livro que mencionei.

Daquele exemplar que li ainda estudante, não sei o destino. Emprestei-o muitas vezes a colegas, estava velho e com a capa descolada. Agora, durante a Pandemia, lembrei-me dessa leitura inspiradora e fui pesquisar na Estante Virtual. Foi uma agradável surpresa descobri-lo a um preço módico, agora na 51ª Edição Brasileira, Revista. Sem dúvida, um best-seller!

Estou, de novo, interessada em seu conteúdo, não mais como a estudante de outrora, mas como a aposentada que ainda tem sede de aprender e tirar o melhor proveito das relações humanas.

Nunca li outros livros de autoajuda. Este foi o único, o qual recomendo, por seu conteúdo ainda prático e atual.




 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 08/05/2021
Reeditado em 08/02/2023
Código do texto: T7251101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.