Viver Endurece

DECIDIDAMENTE, como disse Guimarães Rosa, pela voz de Riobaldo, viver é muito perigoso. Mas como é gostoso viver. É pena que a vida seja fugaz e finita.

Algo na vida acho meio triste: é que ela endurece as pessoas. Sei que essa afirmação pode gerar discordâncias. Mas é uma verdade abissal. Na verdade, repito, a vida endurece as pessoas. Tudo bem, há pessoas ternas, educadas,solidárias..., mas aqui e acolá dão um tropeção, endurecem, Sei que é normal, ninguém pode viver o tempo todo vendo desenho animado e sorrindo e esbanjando ternura. Sera uma espécie de robô. Mas, cá para nós, a da vai reduzindo a reserva de ternura, de bons modos, de delicadeza. Não, não é so por causa da pandemia. Esta só agravou. Antes dela o endurecimento já estava instalado.

Penso - e todo penso é torto - que o endurecimento tem suas raízes na própria sociedade competitiva e consumista. Quando não se consegue participar da moda, consumir, comprar (mesmo a prazo) vem a frustração. O mesmo ocorre com relação à promoção pessoal, poder, estar na frente, fazer reclame.Sem endurecer ninguém consegue se promover. O mercado exige que se dê chutão, entre de sola, pise o próximo, jogue duro (e sujo) para se promover. O mercado atiça e incita a a vaidade. Essa onda de endurecimento é muito ruim , é o fim do caráter e da solidariedade humana.

O saudoso Che Guevara disse certa vez que era preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais. Bingo. Masé missão impossível no mundo de hoje. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/05/2021
Código do texto: T7250954
Classificação de conteúdo: seguro