AMIGO MESMO É AQUELE QUE SUPORTA A NOSSA ALEGRIA

Há alguns anos, por um período, prestei assessoramento a um município. No prédio da prefeitura, na época, as salas dos diversos departamentos eram separadas por divisórias em compensados que não conseguiam impedir em sua totalidade que as conversas de uma sala fossem ouvidas na outra.

          Em um determinado dia, o chefe de Gabinete do Prefeito, veio até a minha sala e me confidenciou que estava pensando em adquirir para si um veículo zero quilometro, um Fiat. Disse que seria seu primeiro veículo, que pensava em financiá-lo em quarenta e oito parcelas. No entanto, afirmou estar inseguro, eis que tinha receio da dívida que iria assumir. Acabou por pedir minha opinião. Eu o incentivei à compra, lhe disse que ele era solteiro, que não possuía nenhum vício, era trabalhador, sempre cumpriu com suas obrigações e que certamente haveria de fazê-lo com o financiamento.

           Passados alguns dias, presenciei quanto ele estacionou seu Fiat no estacionamento aos fundos do paço municipal, ele saiu do veículo radiante de felicidade, sorria muito, tinha realizado seu sonho. Naquele exato momento ouvi quando dois de seus colegas, seus "amigos" servidores, na sala ao lado da minha falaram: “Olha ele de carro novo, com toda a certeza está roubando”. Confesso que quando ouvi aquela acusação fiquei muito indignado, eis que eu sabia da idoneidade daquele moço e o veículo que estava sendo adquirido era totalmente financiado. A respeito da conversa que tinha ouvido de seus colegas, nada lhe falei.  

Alguns dias depois aconteceu uma palestra para os servidores municipais, cujo tema era direcionado quanto à boa convivência no ambiente de trabalho, no auditório fiquei sentado bem ao final, dali tinha uma ampla visão. O palestrante era muito competente, e dentre os vários assuntos importantes que destacou em determinado momento falou: “E quando um colega de trabalho compra um veículo novo o que muitos de vocês pensam, dizem...? Ganhou na loteria, ou foi herança, ou está roubando, não é verdade...! A maioria não diz: Que bom que ele conseguiu comprar o veículo que tanto sonhou, fico feliz por ele, um dia eu também vou ter o meu. Infelizmente não é assim que a maioria pensa, não é verdade...!” . Naquele momento, presenciei quando aqueles dois servidores que haviam falado que o colega de trabalho estava “roubando” por ter comprado um veículo novo ficaram vermelhos como um pimentão.

Lembrei desse fato e resolvi escrever esse texto, por ter nessa semana  assistido uma entrevista do padre Fábio de Mello, onde ele, com clareza ímpar, disse: “As vezes a gente para e pensa assim, olha os meus amigos são aqueles que estão do lado do meu sofrimento. Não! É o contrário. Do lado, na hora do nosso sofrimento até os inimigos ficam. Você sabe quem é amigo mesmo é aquele que suporta a nossa alegria. Suportar a alegria do outro é muito mais difícil que suportar o sofrimento, porque pra chorar com a gente até o inimigo chora".