Campeão Mundial de 'Jiu-jitsu' é Resgatado Pelo Pai Marcos

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Bruno Juliano (conhecido também por Bruno Mutante), amazonense ex-atleta do 'jiu-jítsu', que ganhou tantas lutas nesse esporte, difíceis de serem conquistadas; as vencia com galhardia... Perdeu para as drogas.

Treinado e preparado desde cedo por ninguém menos que o mestre José Aldo, outro 'gigante' desse seguimento esportivo; também campeão mundial de jiu-jítsu.

A cada dia o jovem Bruno Mutante brilhava no que fazia ganhava confiança e se consolidava como um atleta de ponta na sua modalidade.

HALL DA FAMA

Bruno teve os seus dias de glória, na carreira brilhante que fez, dentro dos tatames. -- Nas disputas e nas conquistas que aconteciam com frequência.

Foram tantas as medalhas, troféus e títulos conquistados por ele que nem se lembra bem do montante...

Dezesseis (16) vezes seguidas campeão amazonense, conquistou também um campeonato brasileiro.

O determinado atleta amazonense queria mais, e para isso se dedicou até ampliar os seus horizontes de conquistas, de realizações...

A coroação máxima do seu histórico impecável, nesse  esporte preferido, se deu ao transpôr os mares e sagrar-se campeão mundial de jiu-jitsu.

Fora por muito tempo o orgulho da família e da Nação, pelo legado que deixou pela pessoa que era (com o apoio, o tratamento que receberá na casa do Pai resgatará tudo o que perdera)...

Usufruía duma  vida boa, estabilizada em vários aspectos, praticamente não lhe faltava nada. Era paparicado, vivia rodeado de muitos 'amigos', dinheiro, mulheres, entretenimentos...

Numa certa altura da vida, por atitudes impensadas no seu proceder, há anos seguidos tem sido nocauteado sem misericórdia pela maldita cocaína, a 'pedra' (o crack)... -- No uso constante destas substâncias químicas igualmente nocivas (em todos os sentidos) ao bem estar humano.

Perdera tudo o que tinha e sobrevivia moribundo, jogado, renegado, escarnecido, pelas ruas da grande Manaus; a perambular como usuário dessas terríveis drogas que escraviza, debilita, danifica o raciocínio, o sistema nervoso central, a saúde...

A LUZ NO FIM DO TÚNEL

Eu nem sei quantas tentativas foram feitas para salvar o nosso campeão do labirinto que se metera... -- Sei que não foram poucas.

Ninguém sai dum precipício desse tamanho sozinho, por por mais que se esforce, assim o eterno atleta continuava a carecer da ajuda de muitos para vencer os grandes desafios da vida...

Como a esperança dos familiares e de alguns amigos de verdade do Bruno não havia morrido, a graça de Deus o alcançou, no acolhimento para o seu tratamento, no "Instituto Social Pai Resgatando Vidas".

Nesta noite de quarta-feira (05:05:21), o grande campeão que nasceu para vencer, fora resgado do mundo das drogas, por Marcos Bastos; diretor da 'Casa dos Artistas' como ele mesmo ama dizer.

Há alguns dias, a irmã do Bruno e demais pessoas próximas ao desportista e internautas, que acompanham as lives da casa, aguardavam ansiosos o momento certo, desse tão sonhado resgate (socorro) do Bruno, pelo Marcos.

Anteriormente a esse resgate três pessoas foram acolhidas na casa, por cortarem o coração do Pai. -- No entanto, ele não esqueceu um só instante desse filho que se perdera; perecia e merecia muito do seu auxílio, da sua mão amiga...

A irmã o reteve no quintal da residência, mas nada o impedia dele sair do local. -- Bem que não foi por falta de tentar, mas só conseguia ir até ao portão de acesso à rua e inexplicavelmente voltava.

Por certo Deus não permitiu que saísse, neste dia. -- Para que não perdesse esse encontro especial com o pai do coração que iria ter, ama-lo, curar as suas feridas e guia-lo, no caminho do bem...

Quieto, envolto num cobertor, sobe o sereno e a escuridão da noite, aguardava o agir de Deus, a luz brilhar...

Depois de chama-lo de "filho" e pronunciar outras palavras mais, Marcos abriu a porta da esperança (da caminhonete) ao Bruno e eis que tudo se fez novo a partir de então.

Aguardou a irmã despedir-se do mesmo, em lágrimas e rogos a Deus por ele, até que seguiu ao "Pronto Socorro do Pai" à Rua Joaquim Nabuco.

Há de se crer que: com o suporte (para o espírito, alma e corpodo) que o ex-atleta terá na instituição assistencial afim, se tornará realmente um novo Bruno:

"Mais que um vencedor em Cristo Jesus Nosso Senhor".

A iniciativa do então empresário Marcos Bastos na implantação desse projeto, em acolher esses filhos de Deus desassistidos pelo poder público, pela sociedade (renegados a própria sorte) tem surtido resultados bastante positivos.

As suas ações humanitárias neste sentido, sem dúvida, é de uma imensurável relevância à sociedade amazonense e a outras instâncias da federação.

Com tão pouco tempo de atuação a sua instituição já se tornou referência em humanização ao tratamento de dependentes químicos, não somente no Estado do Amazonas, no país, mas em todo o mundo.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(06:05:21)

Texto com base nas lives do Marcos Bastos.