MÃE! COM SUAS PERENES LEMBRANÇAS... 16h00min.

No domingo, - sempre no segundo domingo de maio – mais um Dia das Mães em nossas vidas, é evidente que as lembranças são inevitáveis, há os que tem o privilégio, de ainda tê-las presente em suas vidas, outros, porém, isto não mais acontece, pois fizeram a sua partida deste plano, ficando um “vazio”, apenas preenchido com suas lembranças...

O ano foi dezembro de 1942, nossa mãe se foi um dia depois do Natal, em face de complicações de um parto, cujos limitados da época, não conseguiram salvar nem a ela e a criança...

“nós” com um ano, lá estávamos, também internados, com um complexo quadro de saúde, cujos médicos se davam por vencidos, era melhor que a criança fosse morrer em casa.

Foi o que foi feito. Uma das vizinhas, sabendo da provação da avó, - falecimento da filha – e o difícil e o agravamento da saúde o neto, comentou com ela, que no postinho de saúde havia um médico já de idade avançada, que acertava na medicação de crianças. Não esperou, rapidamente o levou, lá chegando, a atendente vendo o quadro grave da criança, conseguiu uma consulta ao menino. O médico, examinou a criança, debilitada, que se agrava com uma infecção intestinal...

Consolou a sofrida avó, dando esperança que que o frágil menino iria se curar, fez mais deu a ela recipiente com a mistura de um nutriente, que deveria ser misturado em água de feijão, e pacientemente ser a dada a criança.

O tratamento deu resultado, e o menino hoje já está com 79 anos.

Cresceu, formou uma família, com as dificuldades de muitos brasileiros, no aprendizado escolar, que não permitiu um diploma à nível universitário, que teria permitido um emprego de melhor remuneração.

De bancário as lidas do comércio, as portas foram se abrindo, para pudesse dar a três filhas, uma formação superior, cresceram e foram tomando conta de suas vidas.

É evidente que na vida nem tudo são “flores” pois há também “espinhos”, numa prova inequívoca que a felicidade ainda não é deste mundo, pois continua sendo de “Provas e Expiações...

Das três filhas dois casamentos foram desfeitos, após mais de 20 anos, ficamos entre a “cruz e a espada”, pois o considerámos como se fosse filhos do coração...

Até se torna difícil um pai tomar “partido”, pois a quem caberá a culpa?

Nos, bem como a esposa temos sofrido com estes problemas, mas fazer o quê? Ajudar dentro daquilo que estiver ao nosso alcance, pois apontar o dedo em riste de pouco adiantaria...

Dia das mães, sempre nos leva a lembranças, umas boas e outras nem tanto...

Novamente a casa estará “vazia”, como já foi em parte no ano passado, em que esta pandemia parece não ter fim...

Mas com certeza as coisas estão se amenizando, e até o final deste ano, com a população vacinada, o quadro mude, com menor de infecções e mortes, e a vida possa aos poucos voltar a normalidade, após tantos meses de agonia. 16h40min.

Apesar de tudo isto um feliz Dia das Mães ao nossos presado leitores (as)

Curitiba, 06 de maio de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.ziemrman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/05/2021
Código do texto: T7249643
Classificação de conteúdo: seguro