Profeta e Cartomante
ACHO hilário as análises dos chamados futurólogos, dos que acham que sabem oque vai suceder baseados no modismo, sem nunca considerar a história , o passado,a nossa memória. Está na moda essa mania de ser cartomante dofuturo. Há ene livros da autoria desses cartomantes ridículos. Tudo chute e repetição, chapa batida, blablablá. Detalhe: têm receita para tudo. Fico até surpreso que nao tenham descoberto a vacina para erradicar o Coronavírus e futuras epidemias. Podem verificar, todos esses cartomantes da moda são vaidosos e buscam nao só o aplauso mas dinheiro. Nunca confrontam os reais problemas, ficam repetindo slogans conformistas, coisa de autoajuda, dando voltas, fazendo piruetas; Enrolando,enrolando, enrolando....
Penso que qualquer estudo,tratado, projeto, tese e o escambau tem que levar em consideração a história, o passado, o ontem. Como vamos planejar o futuro sem considerar o passado? E sem denunciar as desigualdades? Os cartomantes são como aquelas ciganas de antigamente que liam mãos e diziam: "Você ama uma pessoa...". Você tem um problema na sua vida...", Você nao gosta de descalço pisar em espinhos...". Os cartomantes da autoajuda e os futurólogos imitam essas ciganas. Por isso ficocom Eduardo Galeano:
"A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e pelo que não foi, anuncia o que virá". Bingo. Inté.