QUEM SE INCOMODA COM O CANTO DOS PÁSSAROS?

Hoje pela manhã, ouvimos uma notícia inusitada, * um cidadão inconformado com o canto de um joão-de-barro, * que fez a sua casa num poste em frente a sua residência, ofereceu ao seu vizinho, auxiliar de pedreiro, de 18 anos, dez reais, para subir no poste e destruir a moradia da “incomoda ave”; quando o seu pai o viu subindo, quis persuadi-lo o alertando do risco, e o mesmo respondeu que era igual o “homem aranha”, portando não correria nenhum perigo...

Segundos depois, se encosta-se ao fio de alta tensão, e recebe uma violenta descarga elétrica, que o faz cair, lhe causando sua morte imediata.

O cidadão, certamente vai ser responsabilizado por ter sido o agente involuntário, de um real problema...

Que bom que ainda podemos ouvir o cantar dos pássaros; principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, entoam o seu canto para louvar a vida, é como se afirmassem que os problemas oriundos da sociedade moderna, podem e devem ser contornados, onde o respeito à vida deveriam ser preocupações de todos...

Num mundo tão complexo, de reais problemas; a violência urbana, com várias faces, onde em muitas vezes não é respeitado o dom mais precioso que o Criador outorgou a cada ser; que é o respeito a sua própria vida!

A questão do trânsito; com aqueles que não obedecem às regras básicas de locomoção, se achando acima das leis; e como conseqüência ocasionando infortúnios irreparáveis...

A questão do lixo, que requer medidas urgentes, para amenizar o meio ambiente; e mais recentemente para agravar nossos problemas surgiu a questão do “lixo importado”, vindo de um país de primeiro mundo...

Somando a estes reais problemas, têm mais recentemente a questão da Gripe H1N1, que está causando preocupações as autoridades sanitárias, e porque não dizer a todos nos indistintamente.

Apesar disto tudo, acreditamos na força inexorável da Lei do Progresso, que estão subordinados os mundos e os seres; e um dia haveremos de ouvir: hoje não ouve acidentes de trânsito, pois 99,9% obedecem às leis; hoje não houve perdas de vidas humanas, pois os seres entenderam que a violência gera violência, e cada ser respeita o outro, pois nossos direitos terminam onde começam o do nosso próximo...

Ideais utópicos e irrealizáveis? Não! Muitos missionários deram suas vidas por estes ideais; o respeito à Natureza, o respeito à vida da forma mais simples a mais complexa.

E, Jesus, o excelso Mestre de Nazaré, deu também a sua vida por estes ideais; se ama a Deus, demonstrando este amor ao nosso próximo...

*Programa Canal Aberto Rádio Paraná Educativa, criação e apresentação de Algací Túlio, ex Deputado Estadual e atual Vereador de Curitiba.

* Espécie de Pássaro Sul-Americano, ave típica da fauna brasileira. É conhecidíssimo o seu característico ninho de barro, em forma de uma bola que consta de dois compartimentos, isto é, uma ante sala e a aleova; trata-se de uma obra sólida de área de 25 cm de circunferência... É um pássaro bastante alegre, que gosta de conviver com os homens, desde que não o incomodem (Enciclopédia Brasileira Globo, volume seis).

Reflexões do Cotidiano, Curitiba, 25 de julho de 2009- Saul

A singela crônica vai completar 12 anos. Quanto aos “provedores”, desde a muito não existem mais... O jornalista mencionado, faleceu de Covid com 80 anos...

http://mensagensespiritas.vilabol.uol.com.br ou www.maisluz.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/05/2021
Código do texto: T7248532
Classificação de conteúdo: seguro