Galo e Manhã

PENSO que muitos dos nossos problemas poderiam pelo menos ser amenizados se fôssemos um povo mais consciente e unido. Sem nenhuma dúvida falta a maioria das pessoas um mínimo de consciência e bom senso. E de disposição para se unir. Pode até haver um certo número de pessoas conscientes e com disposição para lutar. Mas não se unem. Então a disposição pessoal e solitária não surte efeito.

Num dos seus poemas, João Cabral de Mello Neto, um dos nossos grandes poetas,canta que um galo sozinho não faz uma manhã, ele precisa sempre de outros galos. Uma verdade abissal. O esforço individual, o canto por mais bonito que seja, não surte efeito, fica abafado no ar.Diferente é quando se canta juntos. Talvez se houvesse um pouquinho de consciência e disposição para a união nossos problemas poderiam ser amenizados.

Não condeno os que são individualistas, os cavaleiros solitários, os que acham que fazendo a sua parte individualmente cumpriram o seu dever. Respeito-os. Mas a luta deles é vã. O objetivo só sealcança quando lutamos juntos.

Um gaosó não faz uma manhã. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/05/2021
Código do texto: T7247906
Classificação de conteúdo: seguro