Nas Barbas Da Hipocrisia

Eric do Vale

Uma fotografia de Chuck Norris usando um chapéu de cowboy foi compartilhada por alguém, em uma rede social, e nela estava escrita a seguinte frase: "No meu tempo, ser prostituta, drogado e bandido eram moteivos de vergonha. Hoje, prostituta é profissão; drogado é mente aberta; e bandido é vitima da sociedade.".

Não sei se, realmente, o ator americano chegou a dizer isso, eu desconheço. Entretanto, posso afirmar que fico admirado com esse puritanismo exacerbado que, nos últimos anos, vem se tornando crescente.

Reacionário, moralista e outros sinônimos são adjetivos que definem todos aqueles que se auto-proclamam defensores da boa moral. Algo tanto jocoso, quanto escalafobetico. E por que não também denominar de obsoleto?

Digo isso, porque esses "paladinos" deveriam saber, por exemplo, que a prostituição sempre foi um trabalho, por isso é denominada de a "profissão mais antiga do mundo".

Foi -se o tempo em que puxar um fumo e tomar um ácido lisérgico consistia em "abrir as portas da percepção". Hoje em dia, a Organização Mundial de Saúde reconhece a dependência química como uma doença, sejam essas substâncias lícitas ou não.

E no caso da criminalidade... Apresenta uma certa complexidade, embora a tese de Jean Jacques Rousseau permança predominantemente.

Não sei se denomino essa postagem de hipocrisia ou contradição, visto que a pessoa que compartilhou essa publicação já percorreu esse tipo de caminho.