UM 1º DE MAIO EXPECTANTE

UM 1º DE MAIO EXPECTANTE

sábado, 1 de maio de 2021

O dia de hoje, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, é uma efeméride marcante e de imensa importância no mundo inteiro. E tanto é assim que comemora-se nele, no mundo, tal dia representativo na vida de todos.

E em nosso país não podia e nem pode ser diferente. Um ex-Presidente, Getúlio Vargas, teve sua vida e governo marcados, exatamente por destacar essa condição. Ele foi quem implantou no país as Consolidações das Leis do Trabalho, CLT, onde nela registra direitos e deveres de ambos os lados, empregado e empregador.

Em 1942, através do Decreto Lei nº 5452, ficou estabelecida as regras que geram as relações laborais. E a partir daí estabeleceu ordem nesse âmbito. Foi sem dúvida uma grande iniciativa daquele governo. E isso institucionalizou tudo o que tem a ver com o trabalho profissional.

Infelizmente a política e os políticos acabaram por desvirtuar essa data quando a usaram para suas manifestações que em muitas das vezes fogem a tal essência. E um dos partidos que usou e abusou nessas ocasiões foi o Partido dos Trabalhadores, PT.

Então, durante as gestões petistas no Governo brasileiro, deu para perceber uma ruma de manifestações destoantes, onde abusou-se de determinadas situações escudadas numa efeméride tão portentosa como essa do 1º de Maio.

E hoje a nação está sendo sacudida em muitos estados por manifestações populares com cunho especificadamente político. E isso poderá gerar situações conflitantes, belicosas e trágicas entre as duas bandas políticas claramente definidas: direita e esquerda.

Mas, atualmente, tem que se ressaltar que está existindo outra banda. Neste caso pode-se diluí-la em outras, haja vista que temos vários aspectos nesse contexto, o social, o moral, dentre mais alguns. A ponto de haver uma classificação marcante: bandas sã e podre.

Assim, grande manifestações estão acontecendo país à fora. Principalmente nas grandes cidades, capitais. E com os graves problemas institucionais que estamos enfrentando, não se pode esperar que ao final do dia não tenhamos, se não muitos, mas alguns episódios desagradáveis. O que pode gerar outros tipos de ocorrências, até dolorosas.

O dia de amanhã será fundamental para se tomar conhecimento do balanço desse dia de hoje. Se tudo correu legal e corretamente ou se resvalou para o absurdo. E neste caso, se houve e quantos foram os que se feriram ou até morreram, devido ao recrudescimento dos ânimos em grande parte da população.

É duro de dizer, mas a população é a maior responsável pelos absurdos aos quais o nosso país foi acometido nesses últimos trinta e cinco anos. Talvez, ou em grande parte, pela ignorância, haja vista que nessas eleições havidas nesse período, preencheu-se os quadros políticos, nos três níveis existentes, com o que há de pior em matéria de qualidade moral.

O óbvio está aí. E nem se precisa usar da afirmação de Nelson Rodrigues, que acrescentava a isso um outro adjetivo: ululante. Ela não enxergou as coisas e os fatos que deveria ter atentado. E o resultado lastimoso é este que se nos apresenta. Um contingente de "picaretas", segundo uma afirmação do Lula em 1993, quando se referiu à parte dos congressistas.

Por último é para se ressaltar que toda a movimentação do dia de hoje está voltada para os absurdos ocorridos nestes últimos tempos que até, ou somente, envolvem o Supremo Tribunal Federal, STF, que tem desrespeitado a própria Constituição Federal, se arvorando em legislador, bem como executivo em muitas ações que tem exposto até aqui.

Portanto, aguardemos os desfechos de hoje. E torçamos para que a coisa não degringole de vez em nosso país.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 01/05/2021
Código do texto: T7245478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.