II OS “SAQUEADORES” ... 08h25min.

A triste história dos pedágios em nosso estado, começaram em 1997, - governo Jaime Lerner – em que os “generosos” contratos iriam perdurar durante 24 longos anos, pois vai finalizar em novembro deste ano, e foram denominados os mais caros do país...

O assunto sempre ganhava destaque nas eleições para governadores, com os dizeres: “ou abaixa ou acaba”. Mas tudo não passava de propaganda eleitoral, pois os contratos foram muito bem feitos, o que tornava praticamente impossível o seu rompimento...

O DER era o órgão que deveria “supervisionar”, mas sempre foi complacente, porque não dizer omisso.

A não muito tempo atrás, a Lava Jato, entrou nas investigações, e descobriu, que os preços realmente estavam muito caro, além do mais, haviam muitas obras não realizadas, até ali havia um monumental esquema de corrupção, e, como “castigo”, durante um certo tempo os pedágios baixaram um pouco, mas com o “desmanche” da Lava Jato, “tudo ficou como dantes no quartel de Abrantes”.

O estado foi dividido em seis concessionárias, se tornando um dos negócios mais lucrativos, cobrando valores, muito além dos praticados em outros estados.

Em 2019, o atual governador criou um novo órgão fiscalizador, AGEPAR, que passou a investigar com mais detalhes os procedimentos das concessionárias, e pasme! Acabou concluindo, que estas seis empresas acabaram recebendo mais de 10b* por obras não realizadas, cabendo ao governo pedir “ressarcimento”, e, isto poderia ser feito em seis anos com as cancelas abertas. É evidente que isto não vai acontecer, pois os contratos encerram em novembro, além do mais contam com hábeis advogados, e com uma “justiça” extremamente lenta...

Uma das empresas, ficou com uma “mina de ouro”, o pedágio mais caro do Brasil, a rodovia das praias, - 90 km – cujos preços estão além de vinte reais, ainda tem o valor da volta, as duas pistas já estavam prontas, bastava construir as cancelas e faturar, nestes quase 24 anos, pouco foi feito, algumas passarelas para pedestres, e a conservação da mesma.

O proprietário desta concessionária já faleceu, mas os sucessores, continuaram administrando e tirando benefícios, a tempos atras houve eleições, e um dos herdeiros foi candidato a o Senado, quase foi eleito, “filho do pedágio”, fez suas declarações de bens que se aproximavam de 800 milhos de reais...

Novos contratos serão feitos agora com a subversão do governo federal, com a promessa que os preços irão baixar radicalmente. Tomara. 09h05min.

Curitiba,30 de abril de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Estes valores ouvi numa entrevista matinal da Jovem Pan pelo Diretor da ACEPAR.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimermam

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/04/2021
Código do texto: T7244810
Classificação de conteúdo: seguro