Lembranças, brincadeiras, cheiros e sabores que relembram nossa infância e adolescência

Como é gostoso sentir o cheirinho da terra molhada, sempre nos leva ao passado e um bolinho de chuva com canela, lembra nossas avós. Antigamente nossas casas tinham um pátio grande com árvores frutíferas e hortas, comíamos laranja, bergamota, abacate, amora, pitanga, ameixa vermelha tudo no pé das árvores das nossas casas, nossa mãe cuidava do canteiro cheio de temperos verde, alface e cenouras.

Tomávamos banho de chuva, debaixo das calhas das casas, pisávamos nas poças de água e não ficávamos doentes ou com gripe. Muitas lembranças, quando andávamos de bicicleta na rua sem calçamento, cheio de terra, pedras e buracos, às vezes, caíamos muitos tombos, ralávamos os joelhos, mas chegávamos em casa e nem contávamos para nossa mãe, para podermos ir andar no dia seguinte.

Lembranças dos meninos jogando futebol na rua, com aquela bola velha, rasgadas, tudo que fosse redondo servia de bola. Brincavam também com gadinhos de ossos, pião, bolinhas de gude, carrinhos de madeiras, etc.

As meninas brincavam de bonecas de pano, “Barbie” e “Susi”, era raro de ter uma delas, hoje em dia as meninas possuem coleções de bonecas e na maioria das vezes, nem brincam com elas.

Jogávamos amarelinha, jogo do elástico, cama de gato, resta um, bingo, 3 ou 5 Marias, passa anel, caça e caçador, esconde-esconde, tudo era divertido e emocionante. Não existia bullying ou discriminação social, éramos todos iguais, gordos, magros, alto, baixo, com óculos, negro ou branco, com nossas brincadeiras, às vezes, tínhamos algumas brigas, mas no dia seguinte estávamos juntos novamente brincando.

Tínhamos respeito com os mais velhos, pais, avós e tios, éramos educados, hoje em dia se um pai ou mãe dão a sua opinião pra os filhos, já que somos mais maduros e vividos, os filhos já saem retrucando, alguns dizem até que não pediram a opinião ou que agora são outros tempos. Só que EDUCAÇÃO não tem TEMPO, sempre será educação e ela vem de casa e não da escola, sempre será tempo pra aprender e crescer, e que seja um aprendizado com amor dos pais, porque a ”vida não ensina ela, ela doma. “

Quando chegava nossos 17 anos, sempre estudávamos com nossos livros, pois não existia internet, e sim, nos formamos sem a ajuda do “Google”, tentávamos fazer a faculdade que sonhávamos, mas naquele tempo fazer uma faculdade em outra cidade, era pra pessoas que tinham muito dinheiro sobrando, e se nossos pais não tinham condições de nos sustentar em outra cidade, voltávamos para casa, fazíamos a faculdade que tinha na nossa cidade e isso NÃO nos deixou menos que ninguém, nem revoltados, porque para vencer na vida estudávamos e trabalhávamos, isso era muito nobre, e faríamos tudo de novo. Hoje em dia se os jovens precisam fazer isso, já ficam frustrados, a grande maioria acha que estudar e trabalhar é até ofensivo, que não merecem isso, ainda bem que existem jovem que superam tudo isso e são felizes.

Coisa boa o cheiro e o sabor de um doce de leite, ambrosia, sagu, doce de laranja, rapadurinha, sopa de peras e de pêssegos e pão caseiro.

Os nossos passeios eram feitos em família, as famílias se reuniam no natal e ano novo, tínhamos orgulho de estarmos juntos, hoje em dia já é mais difícil de reunirmos todos.

Poder ir no cinema, tomar um refrigerante e até mesmo nossos pais só bebiam no domingo, éramos todos saudáveis e felizes.

Coisa boa quando podemos nos lembrar dessa época das nossas vidas, temos muito a ensinar a essa juventude, só falta eles terem tempo e vontade de nos escutarem, somos sobreviventes de épocas difíceis, hoje em dia tudo é mais fácil com celulares, televisão, computador e internet. Mas nunca esqueceremos os cheiros e lembranças dos nossos bons tempos de vida.

marcia jack
Enviado por marcia jack em 26/04/2021
Código do texto: T7241756
Classificação de conteúdo: seguro