A Hipocrisia Manifesta !
A hipocrisia manifesta!
2020 foi um ano atípico ... foi um ano de muita dor, de solidão e também de algumas verdades reveladas. A mais pungente foi a de que somos mais hipócritas do que pensávamos. Nossa crença em Deus (seja ele católico, evangélico ou denominado de Energia, Destino ...) não resistiu seque a confiança de que deveríamos nos cuidar, sim! E entregar o mais nas mãos dEle. Não confiamos (ponto) e por isso nos trancamos, evitamos a família, os amigos. Mais que isso, brigamos com quem confia: como pode? Então “não se cuida”? Foi ao mercado? Passeou na praia? É irresponsável mesmo... e na nossa neurose, sequer percebemos que estamos doentes, muito doentes.
Tão doentes que não nos importamos com o outro que precisa trabalhar de dia, para levar o pão para casa à noite. Do outro que precisa ver gente para não sucumbir ao desespero ou ainda dos que sabem que estão nos últimos dias aqui na Terra e querem fazer algumas pequenas coisas, ficar com seus entes mais amados. Arrogantes, julgamos pelas nossas falhas medidas.
Muitos de nós, evitamos os mais chegados... quando nos é conveniente. Porque podemos (sim! Na pandemia!) arrumar novos parceiros, conviver com familiares que vão e vem (para baladas inclusive), enfim, setorizamos as necessidades, elencamos o que “pode ou não” nos contagiar. E seguros na pseudo ignorância, alardeamos a NOSSA verdade. Única e absoluta, diga-se de passagem. E seguimos! Hipócritas! Como na Bíblia; sepulcros caiados...a hipocrisia escondida pela falácia que a ninguém mais engana. Só que acreditamos nela!
Mas o tempo, senhor de tudo, é implacável! E mostra que independente de partidos políticos, de vertentes religiosas, de situações sociais, ele segue. E exige de nos uma postura de Vida responsável. Uma postura de coragem e ousadia! E não essa retórica miúda e inconsistente com que queremos alardear nossos (DES) valores.
Se “nada é por acaso”, precisamos nos perguntar: O porquê desse momento... o porquê de eu rezar “seja feita a sua vontade” e querer prevalecer a minha ...porquê faço a escolha que faço... e acima de tudo: Afinal , de quanta verdade meu EU é feito?