Nove verdades e uma mentira sobre Damião Caetano da Silva:

1 - Sempre foi míope. Mas só descobriu que tem vista curta após os vinte e tantos anos, quando esbarrou pela décima vez no batente da porta do quarto. Aí suspeitou que talvez essas colisões não fossem "acidentais", por acaso. Decidiu então ir ao oftal, realizar o teste das letrinhas. Foi, fez o teste e o questionário. O resultado deu miopia&astigmatismo. Desde então necessita de lentes de vidro para enxergar o mundo de cimento armado.

2 - Quando menino rural, com onze, doze anos de idade, odiava leitura, principalmente porque era analfabeto a essa época.

3 - Desconhece suas pretensões. Criança, queria ser adolescente; adolescente, queria ser adulto; adulto, queria ser universitário; universitário, queria um emprego; empregado, quer ser empregador. (Acha que sempre quis ser empregador...)

4 - Já foi totalmente religioso. Verdade! Chegou a frequentar missa, receber cinzas na testa, rezar vários pais-nossos e até já engordou dízimos. De modo que hoje considera-se praticamente um santo.

5 - Já tirou 10 em matemática. Quem diria, hein? Embora tal milagre tenha-se dado em uma prova com quatro questões — envolvendo adição, subtração, multiplicação e permitida consulta à calculadora e ao livro de álgebra —acredita que essa característica não diminui o feito.

6 - Ainda que muita gente não acredite, nunca fumou maconha, muito menos da estragada. Mas já cuspiu em praça pública meio dia em ponto, tomou sulfato ferroso, Rivotril ocasionalmente, desejou a mulher do próximo, atirou pau em gato, mas o gato não morreu: o gato tinha sete vidas.

7 - É autor de um livro de crônicas que, até o momento, já vendeu impressionantes mais de vinte exemplares, dos quais 19 foram entregues, a preço módico, a alguns de seus amigos alcoólatras, mediante suborno: o amigo lhe comprava o livro, e , em retribuição, "ganhava" uma cerveja.

8 - É excelente cozinheiro. Sabe fazer até miojo no micro-ondas.

Esta para a cozinha como o Usain Bolt está para o atletismo; Michael Phelps, para a natação; Rafael Nadal, para o tênis; Tiger Woods, para o golfe; o Zé Botinha, para prefeito de União.

9 - Tem medo de Papa-Figo, altura, escada rolante, trovão, avião, inflação, bala perdida e até de gente feliz.

10 - Seu maior sonho é ganhar na Mega-Sena da Virada, para dedicar-se em tempo integral à Yoga, sem preocupação com boletos e aumento dos combustíveis fósseis e etílicos. Ou namorar a Bruna Marquezine, só por pirraça a Neymar. O que vier primeiro.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 24/04/2021
Código do texto: T7240323
Classificação de conteúdo: seguro