VI OS SOFRIMENTOS DE CADA UM... 17h.00min. (Da estabilidade a instabilidade).

O nosso computador está com problemas, até não sei quando será consertado, pois não está nem ligando, * enquanto isto vamos a escrevendo a mão, algo que há muito tempo não fazíamos...

Tudo consumado, após quase cinco séculos, de regime Monárquico Parlamentarista, os “revoltados” numa atitude insana, deram tão somente 24 horas, para que ele, sua família, e alguns afeiçoados ao regime, deixassem o país, foi que realmente acabou acontecendo, na fria manhã, em que dia começava a amanhecer de 16 de novembro de 1889...

Durante um bom tempo da viagem dos exilados, uma fragata acompanhava a distância, por precaução, temia que a comitiva do Imperador, aportasse em um porto brasileiro, para iniciar um levante para retomada do poder, algo que jamais passara pela mente do venerando Imperador, pois não queria um derramamento de sangue dos brasileiros...

O navio dos exilados finalmente aportou em Portugal, e logo em seguida, a Imperatriz Tereza Cristina faleceu.

De Portugal, muitos dos degredados foram para França, ele, e a filha Princesa Isabel, com o esposo e demais familiares.

Os tristes dias do calvário do Imperador, pareciam estar quase chegando ao fim, Paris vivia um inverno extremamente rigoroso, além de ser ex Imperador do Brasil, era uma eminente figura do mundo das letas, por ter uma vasta, e reconhecida cultura, e, a Academia de Letras de Paris, sempre o convidava pra suas reuniões, em razão disto, fez um esforço para comparecer na solene reunião, volta para o singelo hotel, sua debilidade saúde vai se agravando, a forte gripe vai se transforma uma pneumonia...

Suas últimas palavras foram: quero um funeral sem honrarias, não esquecessem, de colocar no meu caixão, o travesseiro, que continha a terra do país que tanto venerava e amava. Num extremo esforço ainda falou: que desejava o bem do Brasil e dos brasileiros...

Independente de seus rogos, o governo francês, assumiu seus funerais, que foi considerado um dos maiores de Paris, visto ser acompanhado por mais de 200 mil pessoas. Após o solene funeral, o corpo do Imperador, foi para Portugal, indo ficar ao lado de sua venerável esposa...

A República, num gesto de “arrependimento”, em 1920, no governo do Presidente Epitácio Pessoa*, faz um novo Decreto Lei, anulando o anterior, do perpétuo exilio do Imperador e sua família, para que jamais pudessem voltar a o Brasil...

Finalmente, os restos mortais dele e de sua esposa, ganharam o sepultamento na Pátria Mãe que tanto amaram.

E a República? Até hoje permanece em contates crises, até parece que até hoje não encontrou seu Norte, mas desejamos que isto um dia venha acontecer. 17h40min.

Curitiba, 23 de abril de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*O genro Luiz, veio a noite e conseguiu arrumar o computador.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa. Nascimento: 23 de maio de 1865, Umbuzeiro, Paraíba.

*Falecimento: 13 de fevereiro de 1942, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Nome e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/04/2021
Código do texto: T7239760
Classificação de conteúdo: seguro