MUDEZ

A MUDEZ DO EXÉRCITO

Se, os militares no final da Revolução de 64, ”retornaram aos quarteis” segundo pronunciamento do Ministro do Exército, naquela época – 1986, com a ocupação do poder por Jair Bolsonaro, eles, embora continuem nos quartéis, afeitos à sua destinação constitucional, com certeza estão mais participativos e ouvidos pela população civil, ainda que, no desconforto (Para eles) das manifestações pela “intervenção militar” como pressuposto de recolocar o Brasil no caminho do progresso e da lisura política sem a mancha da corrupção!

A confluência de militares nos cargos de assessoramento ao Presidente corrobora com esta afirmativa.

Suas opiniões e discursos centrados e conformados com os ditames constitucionais, às vezes, até frustram as expectativas civis, que clamam pela intervenção!

Segundo palavras do antigo Comandante do Exército General Vilas Boas, a “volta aos quartéis” o Exército tornou-se ”O GRANDE MUDO”, assumindo o seu verdadeiro papel constitucional na operacionalidade como Força Terrestre.

Esse processo ensejou e deu vez à criação do Ministério da Defesa ocupado por um civil, mas, que no início sofreu forte rejeição por parte dos militares, pelo fato de que sempre acharam que, um civil nessa função seria uma temeridade, face ao desconhecimento das doutrinas de emprego militar tanto em tempo de paz quanto de guerra.

Hoje, a ideia mudou seu foco analítico. Observa-se que os Chefes Militares, dispõem de mais espaços para suas argumentações com a sociedade civil e portanto com representatividade nos corredores do Congresso e do Executivo Federal.

Nos tempos de Lula e do Petismo, os políticos não encaravam a questão da “Segurança Nacional” como algo sério e necessário à nação sob a ótica da soberania do Brasil.

Essa temática sucumbiu ante as premências da geopolítica internacional, mormente quando se percebe as ingerências de Países europeus na nossa Amazônia!

Eis que, então, após o período Revolucionário de 64, o Exército passa por um processo de “transformação” lenta e gradual.

Os militares a partir de um natural senso de obediência e de compreensão do seu papel a desempenhar na estrutura do Estado, jamais ameaçaram as normas institucionais ou criaram algum problema para os governos Lula e Dilma.

Uma vez em cargos políticos, eles (os militares) aplicam no exercício da função, o senso de liderança, hierarquia e disciplina, vetores de sua vida castrense!

Definitivamente, se impuseram na mudez própria e silente nas esferas para as quais de 1964 até 86, viam-se obrigados, mas, que, hoje podemos perceber suas participações nos espaços políticos, cuja necessidade natural é a sua empatia retórica e conscientização prosélita!

Uma das razões de quebra de mudez do Exército, nas posturas políticas atuais, atribuo aos seus militares, como uma forma popular de transmitir à população civil em linguagem acessível, à semelhança do Presidente Bolsonaro!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 23/04/2021
Reeditado em 23/04/2021
Código do texto: T7239359
Classificação de conteúdo: seguro