V OS SOFRIMENTOS DE CADA UM... 15h26min.

O governo monárquico do Brasil, estava próximo de completar 50 anos, apesar de tudo, o país ia avançando, prosperando, na agricultura, indústria e também com destaque nas ferrovias, pois foram perto de 15 km construídos, uma delas é de muito destaque, a ferrovia que liga Curitiba, a Paranaguá, atravessando a Serra do Mar, em engenheiros estrangeiros, afirmavam ser impossível se construir uma ferrovia, diante de tantas dificuldades...

Os irmãos Antônio * e André* Rebouças, engenheiros, que tiveram seus estudos aprimoradas na Europa, graças a generosidade do magnânimo Imperador, que custeou os seus estudos, e, querendo retribuir em parte o benefício recebido, afirmaram, com plena convicção, que aceitariam o desafio de construir a monumental ferrovia, fato que realmente acabou acontecendo, foi projetada em 1870 e inaugurada em 02 de fevereiro de 1885 - e até hoje está lá servindo o Paraná, e desde a muito “privatizada”, o que não deixa de ser algo estranho, entregar uma obra pronta, para o setor privado tirar vantagens...

A ferrovia concluída, quando somente André, se fazia presente, pois seu irmão Antônia, faleceu prematuramente em 1874. A Princesa Regente Isabel, veio de navio do Rio de Janeiro a Paranaguá, após um jantar comemorativo, ofertado pelos políticos e comunidade, finalmente seria feita a viagem inaugural a Curitiba.

No regime monárquico, nem tudo foram flores, houve também a guerra do Paraguai, que durou cinco anos, causando muita dor e morte aos países que participaram, Argentina, Uruguai e Brasil.

Finalmente houve mais um fato marcante, isto ocorreu em 13 de maio de 1888, quando novamente pelas abençoadas mãos da Princesa Isabel, - a Redentora – foi promulgada a Lei Áurea, que extinguia em poucas palavras a escravidão no Brasil. Isto, em parte contribuiu um ano e seis meses depois, para a queda do regime monárquico, através de um golpe militar, baseado em mentiras e mais mentiras...

Os grandes latifundiários, não se conformavam com a extinção da escravidão, após mais de três séculos, pois não há o que justifique o injustificável. Aliando a isto alguns militares, com alguns cíveis, queria aproveitar este momento de contestação para pôr fim ao regime.

Mas para isto era preciso “convencer” ao Marechal Deodoro, * amigo pessoal do Imperador, e, em razão disto, jamais iria participar deste golpe...

Aí entrou uma sórdida mentira para convence-lo a aderir ao “movimento”, foram a sua casa e afirmaram que o Imperador estava momento um novo Gabinete, cuja a Presidência, caberia a um seu antigo desafeto do passado, quando em suas andanças, em Porto Alegre, resolveu ter um caso extra conjugal, om uma “dama”, mas para sua surpresa, ela acabou escolhendo, aquele que estaria sendo nomeado, anos depois, Primeiro Ministro do Imperador, o que realmente era a mais pura mentira.

Esta sórdida mentira, acabou mexendo com personalismo do Marechal, e, acabou aderindo e apoiando os golpistas, para total surpresa do Imperador, principalmente se tratando de Deodoro, pessoa que cultivava uma amizade de longos anos. Uma “comitiva”, foi ao palácio, levando um “decreto lei”, que a monarquia estava extinta, a família real, tinha 24 horas para deixar o Brasil...

Algo que causou perplexidade da família imperial ser exilado perpetuamente das terras brasileiras... 16h10m. Possivelmente o “final” será amanhã, se Deus assim o permitir. Curitiba, 22 de abril de 2921 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimermerman@bol.com.br

*Antônio Pereira Rebouças Filho, nascimento,13 de junho de 1839, Cachoeira, Bahia.

Falecimento, 24 de maio de 1874, São Paulo, São Paulo.

*André Pinto Rebouças, nascimento em 23 de janeiro de 1838, falecimento 9 de maio de 1891, Funchal, Portugal.

*Manoel Deodoro da Fonseca, nascimento 5 de agosto de 1827, Marechal Deodoro, Alagoas, falecimento, 23 de agosto de 1892, Barra Mansa Rio de Janeiro.

Nome e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/04/2021
Reeditado em 23/04/2021
Código do texto: T7238677
Classificação de conteúdo: seguro