Barulhos Noturnos

Quando se mora em apartamento o ato de dormir pode ser um grande desafio. O sono nem sempre é agradável e a insônia é quase certa. Os barulhos noturnos podem vir de várias fontes, até mesmo de dentro do próprio quarto. Até mesmo este quem escreve pode ser um gerador em potencial, minha esposa que o diga. Qualquer dia ela vai gravar o ronco e colocar para tocar nestas festas clandestinas em tempos de pandemia, vai acabar na hora, podem apostar.

Não é fácil quando num dia cansado ter que aguentar barulho às sete e meia da noite. Isso é horas de fazer barulho?! Pede-se silêncio e o que se vê é uma cara de espanto como se estivesse pedindo algo absurdo. Ouve-se um cochichar que vem da sala, ai estando deitado presta-se atenção no diálogo e o que se tem: duas crianças arquitetando uma invasão ao Iraque. Exagero? Vai ouvir o que duas crianças cochicham. Sai cada coisa!

E o som que vem do andar de cima? Cada barulho suspeito! Uns sons que parecem vir de Marte. Ai você liga para o andar de cima e o que se ouve é que a irmãzinha pequena está brincando. Fala naturalmente como se não fosse quase uma da manhã. Nem preciso dizer o barulho que faz quando alarmes de carro disparam, muitas vezes sem motivo algum. Prefiro nem pensar qual a presença que o alarme constatou.

Tudo que se quer ao deitar e dormir é o som do silêncio. E às vezes até se consegue e ai vem um sonho bem vivido, com direito a efeitos sonoros. Então no susto se acorda e percebe-se um silêncio de praia vazia no inverno. O jeito é acostumar-se com o barulho, muitas vezes não há o que fazer.

22/04/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 22/04/2021
Código do texto: T7238477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.