22 DE ABRIL, UMA EFEMÉRIDE SEM SIGNIFICÂNCIA PARA O BRASIL

22 DE ABRIL, UMA EFEMÉRIDE SEM SIGNIFICÂNCIA PARA O BRASIL

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Das muitas coisas, ou fatos, intrigantes existentes em nosso país, são os dias 21 e 22 de Abril. No primeiro comemora-se o "Dia de Tiradentes"; e no segundo, o "Dia do descobrimento do Brasil". Tais efemérides parecem não possuir a mesma importância para o nosso povo, porque só o primeiro é feriado e o segundo, não. É um dia comum em nosso calendário.

Engraçado, ou seria divertido?, é ver que ambas possuem ligação com Portugal, haja vista que este país foi descoberto pelos portugueses em 1500. Mas o 21 de Abril marca um movimento de insurreição contra aquela nação, mas que foi um ato marcado por extrema violência, onde o principal de seus participantes foi enforcado em praça pública e posteriormente teve seus membros dilacerados e espalhados pela cidade para mostrar que a autoridade dos dominantes era muito severa.

Já o 22 de Abril marca o descobrimento de nossa nação por parte daqueles, mas que na história atual muitos já veem tal fato de forma muito diferente daquela época. Inclusive há uma severa crítica com relação à dizimação de muitas tribos de índios, bem como um verdadeiro assalto às riquezas de nosso país.

Também é revelada uma perversa ação contra os indígenas, principalmente as mulheres, que sofreram bastante nas mãos de gente perversa e ignorante. E isso até contribuiu para uma miscigenação acentuada entre as duas nações, sendo aumentada pela presença dos escravos negros trazidos da África para trabalharem no pesado extremo em nosso país, servindo aos senhores portugueses.

Com o passar dos tempos muita coisa mudou e ainda continua mudando. Principalmente no aspecto história, porque muitos pesquisadores vão descobrindo novos fatos, não se sabe se verídicos ou não, diga-se, o que contribui para uma mudança maior nessa situação.

É dito que nas primeiras caravelas de Cabral, seus contingentes eram formados em grande maioria por degredados, nobres falidos, prostitutas e outros tipos fracos. E isso serve de argumento pra alguns, se não muitos, para tentar justificar o nível ruim do comportamento de grande parte do nosso povo. Mas isso alguns interpretam como só narrativas e não conteúdos que possam explicar nossas deficiências.

E o interessante é que nesses tempos atuais e modernos, existe uma migração acentuada de brasileiro para Portugal. Só que com uma grande diferença daquela que se deu em 1500. Grande parte das pessoas que foram e ainda vão para lá, possuem formações definidas e determinadas, diferentemente do que ocorreu naquelas épocas.

Mas não deixa de ser intrigante a pouca importância que o país dá à efeméride do dia 22 de Abril.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 22/04/2021
Código do texto: T7238289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.