A Terra asfixiada
É definitivo. A raça humana é a responsável por alterar o planeta no qual vive. Desde o boom da revolução industrial, o planeta sofre um processo ininterrupto de asfixia. Estamos acelerando a transformação do nosso habitat cósmico num lugar inabitável. Já estaríamos vivendo no Antropoceno. A era marcada pela ação humana.
Quando se trata de mudanças climáticas, os ouvidos ainda permanecem fechados para o que a ciência está dizendo. É inacreditável ainda existirem governantes que negam o aquecimento global. Quando a herança chegar para as futuras gerações, certamente esses negacionistas receberão um “culpado” em suas biografias.
Vamos comemorar novamente o Dia da Terra. Os ativistas aparecerão com suas bandeiras e palavras de ordem. Os governantes mundiais farão suas conferências. A mídia falará muito de ambos. No dia seguinte tudo será esquecido. Todas as conferências anteriores terminaram com pouquíssimos resultados.
O ponto que não permitirá volta está visível ali adiante. O tempo está acabando e a ciência continua sozinha no front. Os estudos mais do que mostrarem, já apresentam um caráter profético. Os documentários mostrando a transformação do planeta também. Um gênero literário foi criado. As previsões para o futuro no planeta Terra são devastadoras. Mesmo com os avanços da tecnologia, os humanos não terão chances.
Mais do que ativistas, deveria ser criada uma consciência ambiental planetária. Um dos preceitos do Dia da Terra. Só que isto seria necessário para ontem. Para hoje pode ser tarde. Para amanhã será tarde demais. As chances do planeta Terra aumentariam consideravelmente, se a consciência ambiental alcançasse o status da consciência capitalista. Uma bela utopia.
Hoje estamos numa situação completamente oposta a outro dos preceitos baseados no Dia da Terra. Não estar relacionada com reivindicações políticas nacionais. A política ao lado do capitalismo são os maiores entraves para que governantes e nações encarem as mudanças climáticas. Maior religião do planeta, o deus dinheiro é um negacionista.
A Covid-19, foi o primeiro evento de impacto planetário causado pelas mudanças climáticas. Outros virão cada vez com menos espaço de tempo entre eles. Felizes daqueles que mesmo infectados não precisem passar pela experiência do que significa ser asfixiado.
Somos uma geração feliz. Vivemos no limiar dos desastres que o aquecimento global provocará no planeta. Vivenciamos o aumento das temperaturas, a subida dos níveis dos mares, o desaparecimento das geleiras, o descongelando do permafrost, liberando possíveis outros monstrinhos invisíveis presos ali. Acreditem! As futuras gerações invejarão a nossa felicidade e praguejarão contra a herança que deixaremos.