Rebeca, Uma das Princesas do Pai Marcos

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Acompanhei a comovente remoção da Rebeca, das ruas de Manaus (AM), na primeira quinzena de abril de 2021. -- Por uma 'live' do diretor do projeto "Pai Resgatando Vidas", Marcos Bastos.

Na casa do Pai é assim: "Quando um amor se vai logo outro vem"...

O vazio existencial dum amor que se fora repentino e inexplicavelmente dos domínios e proteção do Pai precisaria ser reposto...

Naquele dia, somente um resgate duma moradora de rua deveria ser feito; onde a sorte iria cair?

Com a ída da Alkemia (uma 'filha' que se recuperava há mais de mês) da casa e saíra sem as bênçãos do progenitor. Uma chaga se abrira e a vaga feminina, no seu peito estava aberta.

O Pai, como de costume, saiu determinado, em novas empreitadas, pelas ruas da capital ao encontro da alegria perdida (pela ida da filha para o mundão)...

Ao levar o alimento vital para o corpo e alma, dos famintos de pão e de afeto, pela metrópole, numa distribuição de sopa, vestimentas, atenção, carinho, esperança...

Numa noite escura e quente em que a lua não ganhou o céu amazonense, não inspirou poetas, nem brilhou os desprovidos da Rua do Papelão, becos, vielas, logradouros...

O resplendor de Deus (em meio a tanta necessidade humana) se fez presente e alcançou em cheio a Rebeca, na bondade do Pai Marcos...

Estava junta, assentada num banco de cimento na extremidade duma grande praça central com uma colegas de infortúnio (do submundo das drogas, à margem da Lei).

Necessitavam dum socorro para os seus males, do Pai Marcos... -- Igualmente necessitadas do mesmo cuidado, amparo, tratamento e amor desejavam ir com o Pai...

Careciam e queriam muito serem salvas daquela situação de penúria que viviam há anos; a Rebeca vivia há 11 anos naquela vida...

Naquele instante senti o coração do pai abalado, divido; pela dor de deixar uma e levar a outra. Pediu ajuda aos internautas que o seguiam, por não saber bem a quem levar.

O meu comentário ao Pai "salvador", fora um só (como o de muitos que o acompanhavam), três vezes eu pedi: "Pai resgata a Rebeca"! Coitada, tão magrinha...

Naquela ínterim, no tocante ao quê fazer, algo fora muito mais determinante que as opiniões contextuais...

Para a surpresa de todos os presentes ao momento, bem como a nós ‘online’, fora a decisão da sua amiga de rua (a mais gordinha) ao dizer ao Pai Marcos: "leve a Rebeca e deixa eu".

Assim fora feito com o brado do Pai: "entra no carro!"

Rumaram felizes da vida para a sede do "Projeto Pai Resgatando Vidas" à Av. Joaquim Nabuco 409.

Depois do banho, roupas novas, cremes corporais, perfumes chegou a hora do curativo num ferimento do pé por técnico de enfermagem, voluntários, solicitado pelo Pai.

Recuperada as energias houve mesa farta, um banquete para receber a filha que encontrou-se com o Pai.

A Rebeca têm dado muito orgulho ao Pai Marcos, aos seus irmãos internos, participantes da casa e a nós apoiadores do projeto (virou princesa).

Dia desse quase caiu numa tentação de voltar a consumir drogas, num convite duma colega, mas resistiu firme o quanto pôde e, saiu mais que vencedora por Cristo Jesus Nosso Senhor.

A direção do projeto, na pessoa do Pai Marcos Bastos, e outros integrantes da casa, fazem hoje, 20 de Abril desse corrente ano, a Segunda visita aos familiares da Rebeca, que fica no Bairro Alvorada, reduto do atleta José Aldo que representou tão bem a cidade de Manaus na modalidade esportiva MMA.

O Pai Marcos compadeceu-se bastante nessa visita que fez ao ver o estado deplorável dos familiares da Rebeca -- A não contar um espaço e condições adequada de viver; uma geladeira, um alimento disponível, um fogão, um gás de cozinha, uma vida digna... Solicitado meteu a mão no bolso e ajudou no quê pôde e se prontificou em ajudar mais...

Apesar do seu coração cortado, em ver tanta carência, o Pai Marcos ainda pode voltar para casa feliz ao saber que serviu de instrumento para salvar a vida, restabeler a alta estima, reforcar os laços de família e deixar a esperança no coração dos dos parentes e amigos da sua querida princesa Rebeca.

-- Saber que num futuro próximo, ela poderá ter condições e forças suficientes para cuidar de si, dos seus 4 lindos filhos que Deus lhe deu, e da sua mãe amada que vivem numa situação de penúria.

O projeto "Pai Resgatando Vidas" consiste no resgate e apoio (nos vários sentidos da vida) de pessoas que vivem em alta vulnerabilidade social, envolvidas com o uso de alucinógenos e marginalidade; reabilitando-os ao convívio familiar, ao seio da sociedade e ao mundo do trabalho.

PALAVRAS DO DIRETOR

"O vício afasta o dependente químico da sociedade e destrói todos os vínculos familiares, essas são umas das consequências que às drogas trazem para vida de quem é usuário. Nosso projeto busca reconstruir esses laços na vida de nossos resgatados pois acreditamos que a família é muito importante no tratamento e na recuperação de deles"...

-- Marcos Bastos

Esse trabalho social sobe a égide do Pai Marcos Bastos (se firma aos poucos como referência no mundo), há de prosperar sem medida; porquê sem sombra de dúvidas Deus está no negócio.

-- Os Seus feitos grandiosos, na vida de cada filho (tratado ou em tratamento), na ação voluntária dos colaboradores do Instituto "Pai Resgatando Vidas", é algo de sublime grandeza, magnânimo (de peso eterno)!

Esse amor de Deus e humano, exposto aos nossos olhos, cotidianamente (pelos recursos tecnológicos) tem sido compartilhado de coração a coração, num gestos de amor fraterno entre irmãos.

*Nemilson Vieira de Morais

Acadêmico Literário.

(29:04:21)

Texto com base nas lives do Pai Marcos.