III OS SOFRIMENTOS DE CADA UM... 09h20min.

A jovem, com apenas 19 anos, * estava finalmente chegando, após 84 dias de navio em condições extremamente precárias, chegava ao Rio de Janeiro, em seu “calvário” deveria ser cumprido, isto quase no final do ano de 1817....

No apogeu dos regimes monásticos, a maioria dos casamentos eram feitos por procuração, em que os interesses políticos, ficavam acima do coração. A jovem princesa, agora elevada a condição de Imperatriz, era aguardado por seu esposo, * o Imperador do Brasil.

Encontraria no ambiente da corte um local um ambiente muito hostil, de muitas desavenças e intrigas, mas, com uma permanente esforço foi vencendo, mulher muito lúcida que estava além de seu tempo, falava e escrevia em vários idiomas, e fez questão de aprender o português...

Teve que conviver ao longo dos dez anos, que seu esposo, era habituado a “atividades” extras conjugais, a o destaque para uma*, chegando a construir uma casa próximo a residencial imperial, tudo ia suportando, sem queixas e lamentações...

Apesar de tudo isto, se tornaria mães varias vezes, dentre estes filhos estaria o futuro Imperador do Brasil*.

Os fatos desta triste história, foram sendo contado em cartas confidenciais, a seu pai, o então Imperado da Áustria, e a sua dileta irmã que era casado com Imperador Napoleão Bonaparte.

Aos poucos foi se inteirando da situação desta grande nação, país continente, e, que era preciso, romper a subordinação ao governo de Portugal, para que a nação brasileira, conseguisse ser dono de seu próprio destino.

A independência da nação brasileira muito se deve a esta mulher, de muita coragem e discernimento, e foi através de uma carta entregue a seu esposo, estava na Provincia de São Paulo que acabou dando o incentivo, para que fosse proclamada a independência de Portugal, após mais de 300 anos de subordinação coroa portuguesa.

Além disto tudo, esta venerável mulher e mãe, fazia um trabalho, digno de louvor, perante uma multidão de carentes, que constantemente recebia dela a sua ajuda, para amenizar as agruras de sua triste vida.

Quanto ela, prematuramente faleceu, com apenas 29 anos, foi uma comoção geral, com o destaque aos menos afortunados, que diziam: que será de nós que agora perdemos nossa mãe.

Quando isto aconteceu o futuro Imperado do Brasil estava com somente um ano, mas esta já é outra história. 10h03min.

Curitiba, 20 de abril de abril de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Maria Leopoldina de Áustria, nascimento 22 de janeiro de 1797, Vianna, Áustria.

Falecimento 11 de dezembro de 1826, Palácio de São Cristóvão

*Dom Pedro I 12 de outubro de 1796, Palácio Nacional e Jardim de Queluz, Portugal

Falecimento, em 24 de setembro de 1836, Queluz, Portugal.

*Marquesa de Santos, nascimento 27 de dezembro de 1797, São Paulo, falecimento 3 de novembro de 1867, São Paulo.

Dom Pedro II Nascimento 2 de dezembro de 1825, Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Falecimento 5 de dezembro de 1891, Paris, França.

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autrores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/04/2021
Código do texto: T7236654
Classificação de conteúdo: seguro