II OS CINCO ENÍGMAS... 07h59min.

Aprendemos, ao longo destes anos, que, as Dimensões da Verdade, são ofertadas a humanidade de modo gradativo, seriam o “despertamento” quanto as Leis da Espiritualidade Maior, mas, no final tudo seria um Planejamento Divino, gradativo, para que a humanidade fosse “descobrindo” os enigmas d´alma.

Moisés, o grande legislador hebreu, - portador da Primeira Revelação – teve o grande mérito, além dos 10 mandamentos, recebido no monte Sinai, incutiu em seu povo a ideia do Deus único. – Monoteísmo –

Muito tempo depois, veio Jesus, portador da Segunda Revelação, não contrariava os ensinamentos da Primeira Revelação, mas trazia novos subsídios: a primeira dizia que se deveria perdoar o inimigo tão somente sete vezes. E o Mestre “ampliava” setenta vezes sete vezes...

Aliás, numa frase sucinta resumia a Lei e os profetas: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo...

As duas Revelações, foram trazidas de modo “individual”, porém, a Terceira, - aos que creem – não através de um personagem, mas sim por uma Plêiade de Entidades de alto nível, através de sensitivos, - médiuns – que foram os porta vozes, desta Terceira Revelação. Dentre as Mensagens há algumas “assinadas” pelo Espírito da Verdade, em que a crença no meio espírita que seria Jesus!

Allan Kardec, o missionário e porta voz da Terceira Revelação, fez um trabalho memorável em seus últimos 14 anos de existência terrena, e os livros foram surgindo: O Livro dos Espíritos, 18 de abril de 1857, - que completa hoje 164 anos de sua primeira edição – O Evangelho Segundo o Espiritismo, 1858, O Livro dos Médiuns, 1861, O Céu e o Inferno, 1865, Gênese, 1868, o seria o último livro do Codificador do Espiritismo, pois no ano seguinte viria a deixar a “roupagem física”.

Concomitantemente, ao par deste monumental trabalho, em janeiro de 1858, funda a Revista Espirita, que mensalmente era ofertada a seus assinantes, nunca ouve um atraso em sua entrega a seus assinantes, pois antes de terminar o mês já estava pronta a edição do mês seguinte, que era enviada antes de terminar o mês em curso...

Foi assim durante onze anos. A edição de abril, não noticiou o seu desenlace ocorrido em 31 de março de 1869, pois quando isto aconteceu a edição de abril já tinha remetida aos seus assinantes. O fato somente foi noticiado na edição do mês de maio.

Certamente que esta revista dava um trabalho monumental ao Codificador do Espiritismo, pois recebia texto de inúmeros países, que era preciso ler com muita atenção, passando pelo crivo da razão, se realmente o texto mereceria ser publicado...

Tudo leva a crer, que muito embora as “sementes” da Terceira Revelação tenha ocorrido na França, alguns anos depois de seu desenlace, em parte “esmoreceu”, e, pasmem! Tudo indica que estas “sementes”, vieram para o Brasil, onde a Doutrina Espírita tem grande aceitação, principalmente através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, pelos seus exemplos de vida, em que a palavra Amor ficava acima de tudo...

Não poderíamos finalizar sem sitar uma monumental obra, publicada, 21 anos depois do desenlace de Kardec: Obras Póstumas, que o seu acervo deixado, e que pelo tamanho de sua importância, culminou neste livro, que vale a pena ler. 08h44min.

Curitiba, 18 de abril de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/04/2021
Código do texto: T7234824
Classificação de conteúdo: seguro